Doe

Sociedade civil debate Aqüífero do Mercosul no Parlasul

02/12/2008, às 16:37 (atualizado em 18/04/2019, às 16:28) | Tempo estimado de leitura: 3 min
Por Edélcio Vigna, assessor do Inesc
Entidades discutem a possibilidade de multiplicar debates nos seus países e envolver os parlamentares nacionais.

A população do Mercosul também está, em grande parte, fora do debate e desinformada. A água, que é um bem comum, está se tornando um recurso natural escasso e privatizado. A irrigação de imensas áreas agrícolas, cujos produtos exportados carregam água em abundância, está sugando dezenas de milhares de litros por hora e enviando-os em forma de cereais e carne para a Europa e para os Estados Unidos. A fumigação com produtos tóxicos sobre as monoculturas está contaminando e comprometendo a utilização da água para consumo humano e animal.

Essas preocupações foram expostas aos parlamentares e representantes das sociedades civis por diversos técnicos que participaram do seminário. As exposições técnica-político ficaram a cargo de Jorge Montaño e Marcel Achkar da Universidade de la República del Uruguay, Christian Caubert, do Brasil e Eduardo Gudynas, da CLAES del Uruguai.

Houve uma sessão de testemunhos de representantes de diversas organizações que vivem sobre as áreas do Aqüífero. Esses testemunhos foram dados pela BASE-IS, do Paraguai, Sindicato de Obreros da Indústria da Madeira do Uruguai, Equipo Misionero Pastoral Aborigen da Argentina e Movimento Sem Terra do Brasil.

Os parlamentares se mostraram sensibilizados com o seminário e se comprometeram a continuar a busca por informações e estudar a possibilidade de harmonizar as legislações existentes. Já há algumas proposições sendo discutidas e que deverão contar, agora, com a participação da sociedade civil.

As entidades presentes discutiram a possibilidade de multiplicar esses debates nos seus países e envolver os parlamentares nacionais. Os desdobramentos dessa temática deverão ser encaminhados para todas as organizações que participaram do seminário.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Conferéncia mundial de revisión de Durban
    Reunidos en Brasilia, del 13 al 15 de…
    leia mais
  • Sociedade civil debate Aqüífero do Mercosu...
    A população do Mercosul também está, em grande…
    leia mais
  • Semana de (in)decisão na COP15
    Rascunhos com novos detalhamentos temáticos das negociações apontam…
    leia mais
  • The food crises and the need of changes
    The global crisis in food prices seems to…
    leia mais
  • Como chegamos à era Trump – nos EUA ...
    É impossível não traçar paralelos diante da surpreendente…
    leia mais