Doe

Sai Marina Silva, entra Carlos Minc: o que muda?

21/04/2019, às 22:19 | Tempo estimado de leitura: 2 min
O novo ministro do Meio Ambiente assume a pasta num contexto de crise e em meio a preocupações com retrocessos na política ambiental brasileira.

A sociedade civil  organizada teme retrocessos com a saída da ex-ministra Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente, principalmente no que diz respeito ao desafio de promover o desenvolvimento econômico do país associado à sustentabilidade ambiental e à promoção e defesa de direitos de populações, povos e comunidades. O pedido de demissão feito pela ministra, no entanto, já era esperado pelos que acompanham a política ambiental brasileira.

Os desafios da pasta ambiental permanecem para o novo ministro. Carlos Minc deverá enfrentar, por exemplo, desafios como a condução do setor de licenciamento ambiental do Ibama; a análise de grandes obras e o desempenho do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal.  A avaliação é do assessor de política socioambiental do Inesc, Ricardo Verdum, autor do artigo “O que esperar do novo ministro de Meio Ambiente”.

Segundo Verdum, o cenário é complexo e o atual modelo de desenvolvimento tem e continuará provocando relevantes impactos sobre o meio ambiente, em decorrência das demandas crescentes por recursos naturais. Juntos, o agronegócio, a mineração e a infra-estrutura econômica orientam.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • NOTA TÉCNICA – Transição energética:...
    Esta nota técnica apresenta uma análise do orçamento…
    leia mais
  • Inesc e CAMA conversam com comunidades qui...
    A transição energética tem se realizado a partir…
    leia mais
  • Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
    Levantamento inédito aponta subfinanciamen...
    Levantamento realizado pelo Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos)…
    leia mais
  • Expand to preserve: PGTA analysis in the r...
    Desculpe-nos, mas este texto está apenas disponível em…
    leia mais
  • AMPLIAR PARA PRESERVAR: Análise dos PGTA n...
    Os Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA)…
    leia mais