Doe

Relatório de missão que investigou violações de direitos da população indígena no Sul é apresentado no CNDH

18/08/2016, às 16:57 | Tempo estimado de leitura: 2 min
Documento será usado para cobrar providência do Poder Público contra as muitas violações dos direitos humanos promovidas contra comunidades indígenas.

O relatório do Grupo de Trabalho sobre os Direitos dos Povos Indígenas e das Comunidades Quilombolas da Região Sul foi apresentado na última sexta-feira (12/8) na reunião do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), confirmando muitas das denúncias encaminhadas ao órgão, com a localização de boletins de ocorrência, inquéritos, pedidos de habeas corupus para lideranças indígenas, registros audiovisuais pelas comunidades agredidas e relatórios de servidores públicos, entre outros documentos.

Para Adelar Cupsinski, assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e coordenador do GT, o objetivo é fazer um diagnóstico da situação e, a partir dele, ter mecanismo para cobrar uma solução das autoridades públicas por essas muitas violações dos direitos humanos.

A Relatora de Direitos Humanos e Povos Indígenas da Plataforma Dhesca, Erika Yamada, integrou a comissão que realizou a missão. Foram realizadas visitas de trabalho nos três estados – Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Saiba detalhes sobre a apresentação do relatório e seu conteúdo no boletim da Plataforma de Direitos Humanos (DHESCA Brasil).

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Inesc em números: balanço de 2022
    Há mais de 40 anos nosso trabalho busca…
    leia mais
  • Foto: Inesc | Tatiana Oliveira
    Mudanças climáticas: Conferência de Bonn p...
    Limitar o aquecimento global em 1,5ºC até 2030,…
    leia mais
  • Seminário internacional sobre Tarifa Zero ...
    A terceira edição do seminário internacional “Transporte como…
    leia mais
  • Mulheres Amazônidas: municípios do sudeste...
    Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas revelam o…
    leia mais
  • Mulheres Amazônidas | Informativo 2
    Segunda edição do informativo Mulheres Amazônidas mostra que…
    leia mais