Doe

Posto policial é transformado em bicicentro na Estrutural

16/05/2016, às 17:57 | Tempo estimado de leitura: 4 min
Iniciativa é uma parceria do Movimento Nossa Brasília, Inesc e Coletivo da Cidade.

Se tem um lugar em Brasília em que a bicicleta é meio de transporte quase que oficial da comunidade é a Cidade Estrutural. Não à toa foi batizada carinhosamente de ‘Cidade das Bicicletas’, que por ironia do destino fica justamente ao lado da Cidade do Automóvel. E agora a Estrutural tambem ficará conhecida por ter o primeiro posto policial transformado num espaço totalmente dedicado à bicicleta – o Bicicentro da Estrutural.

Um dos caras que meteu a mão na massa desde o início do projeto foi o cicloativista Renato Zerbinato, do Movimento Nossa Brasília. Ele lembra que o modelo adotado foi o mesmo do bicicentro comunitário do Mercado Sul em Taguatinga. “A proposta é ser um centro de cultura da bicicleta, um espaço para promover o uso da bicicleta.”

O posto policial foi doado pela Secretaria de Segurança Pública do DF para a instalação do bicicentro, numa negociação que envolveu ainda a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SedestMIDH).

Zerbinato afirma que o lugar terá várias atividades lúdicas e de educação sobre mobilidade urbana, e um sistema gratuito de compartilhamento de bicicletas, como já é desenvolvido na região pelo Coletivo da Cidade. “Eles já fazem aqui um trabalho com as bicicletas desde 2010, com as crianças e oferecendo manutenção das bikes. Depois, em 2012, passaram a emprestar umas bicicletas para mães e chefes de famílias da comunidade. Agora, a gente está resgatando esse sistema.”

Segundo Zerbinato, são cerca de 20 bicicletas que estavam paradas e foram reformadas para iniciar o projeto.

O bicicentro da Estrutural conta com um parceiro fundamental no projeto, o comerciante Johnny Bike, que tem uma oficina de reparo e manutenção de bicicletas no lugar e vai dar todo apoio às atividades do bicicentro. “Já desenvolvo esse trabalho com o pessoal do Coletivo da Cidade há algum tempo, agora a gente vai ampliar com o bicicentro”, afirma Johnny, cearense de 37 anos que chegou à Cidade Estrutural há 19 anos – sempre mexendo com bicicletas.

A história do Bicicentro da Estrutural foi destaque no site Metropoles e no jornal Correio Braziliense. Abaixo você vê algumas fotos de como era o posto policial e como ficou depois da intervenção. A galera deu uma geral e tanto no espaço!

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Candidaturas Coletivas nas Eleições 2022
    Estudo do Inesc, em parceria com o coletivo…
    leia mais
  • Foto: José Cruz/Agência Brasil
    Orçamento secreto é controlado por pequeno...
    O orçamento secreto movimentou entre 2020 e outubro…
    leia mais
  • Perfil dos eleitos nas Eleições de 2022
    Pesquisa realizada pelo Inesc, em parceria com o…
    leia mais
  • Equipe do Inesc na COP 27: Iara Pietricovsky, Tatiana Oliveira, Leila Saraiva, Cássio Carvalho e Livi Gerbase.
    COP 27 – Apesar do pouco avanço glob...
    A 27ª edição da Conferência do Clima (COP…
    leia mais
  • COP 27: Brasil precisa fazer uma transição...
    Representantes do legislativo brasileiro, de sindicatos dos trabalhadores…
    leia mais