Doe

Petróleo no Brasil: participação governamental, subsídios e injustiça fiscal

08/11/2022, às 8:46 | Tempo estimado de leitura: 2 min
Esta nota técnica tem como objetivo estimar qual é a participação governamental efetiva da Petrobras na arrecadação federal

A produção de petróleo no Brasil aumentou consideravelmente nos últimos anos, o que se refletiu na lucratividade das empresas que atuam no país, principalmente em um cenário de alta dos preços do barril de petróleo. Entretanto, o aumento do preço dos derivados de petróleo e seus impactos na inflação geraram um debate nacional sobre qual é de fato a contribuição do setor para a sociedade brasileira. A principal narrativa de defesa do setor é o pagamento de rendas para o governo, por meio de royalties, participação especial e dividendos, porém não existe uma estimativa oficial de qual seria a contribuição das empresas do setor petrolífero para o governo brasileiro em comparação com sua rentabilidade.

Esta nota técnica tem como objetivo estimar qual é a participação governamental efetiva da Petrobras na arrecadação federal. Como objetivos secundários, tem-se: apontar implicações sobre a participação governamental efetiva das outras empresas petrolíferas que atuam no país; e explicar um motivo-chave para uma participação governamental efetiva baixa quando comparada com outros países produtores de petróleo: a estrutura de incentivos fiscais à renda das empresas petrolíferas que atuam no Brasil.

Downloads

Petróleo no Brasil: participação governamental, subsídios e injustiça fiscal

Download

Categoria: Publicação
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Foto: Inesc | Tatiana Oliveira
    Mudanças climáticas: Conferência de Bonn p...
    Limitar o aquecimento global em 1,5ºC até 2030,…
    leia mais
  • Mulheres Amazônidas: municípios do sudeste...
    Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas revelam o…
    leia mais
  • Estudo: mudança climática fragiliza setor ...
    A pesquisa Vulnerabilidade do setor elétrico brasileiro frente…
    leia mais
  • NOTA SOBRE A MP 1.154/23 E O PL 490/07: D...
    O Instituto de Estudos Socioeconômicos - Inesc é…
    leia mais
  • Foto: Pedro Magalhães | Apib
    Políticas de financiamento são debatidas e...
    Seminário promovido pela Articulação dos Povos Indígenas do…
    leia mais