Projeto apoia organização e articulação da sociedade civil em defesa de direitos e democracia

29/06/2017, às 16:35 | Tempo estimado de leitura: 4 min
Lançamento em São Paulo contou com a participação de representantes de diversas organizações, entre elas o Inesc.

Num momento em que o país passa por uma grave crise institucional, política e econômica, foi lançado em São Paulo o projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática, com o objetivo de apoiar processos de organização e articulação da sociedade civil brasileira em defesa de direitos e da democracia. A iniciativa será executada pela Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), em parceria com o Centro de Assessoria Multiprofessional (Camp), Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese) e Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea).

O projeto tem apoio da União Europeia e vai contribuir para a discussão sobre as estratégias da sociedade civil brasileira no contexto de retirada de direitos promovidas pelo governo federal e Congresso Nacional. “O congelamento do orçamento nacional é algo que não dá para entender fora do Brasil”, afirmou Eduardo Tadeu se referindo à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 – ou 55 – do teto de gastos que se transformou a Emenda Constitucional 95/2016 após aprovação no Congresso Nacional e sanção do presidente Michel Temer. A emenda prevê o congelamento de investimentos em assistência social, educação e saúde por 20 anos. Ele criticou também a PEC 287, da Reforma da Previdência, e disse que, se aprovada, vai refletir nos municípios. “O corte e a reforma dificultarão a aposentadoria. As pessoas vão atrás das prefeituras”, alertou.

Leia também: O desmonte do sistema de proteção social pelo governo Temer

O Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) participou do lançamento do projeto, sendo representado por Iara Pietricovsky, do Colegiado de Gestão. Também estiverem presentes representantes da Associação Paulista de Fundações (APF), da Católicas pelo Direito de Decidir, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), da Fundação SOS Mata Altântica, do Fundo Internacional Socioambiental (Ficas), do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife), do Instituto Fonte, do Instituto Pólis, do Projeto Rede Brasil e da Viração Educomunicação.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
    No Dia dos Povos Indígenas, estudo alerta ...
    As celebrações do dia 19 de abril poderiam…
    leia mais
  • Imagem: Fotomontagem com base em imagem de freepik
    Reforma tributária: alimentação saudável e...
    Organizações da sociedade civil, entre elas o Inesc…
    leia mais
  • Inesc defende que a taxação dos super-rico...
    “Gerar tributos sobre a riqueza é uma das…
    leia mais
  • Reforma tributária é oportunidade históric...
    Um conjunto de organizações que atuam na defesa…
    leia mais
  • Programa de Aceleração da Transição Energé...
    A Coalizão Energia Limpa lançou nesta semana uma…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!