Fossil fuels subsidies in Brasil (2020): know, assess and reform

11/08/2021, 12:21 PM (updated on 03/13/2023, 4:50 PM) | Estimated reading time: 2 min
capa fossil fuels

Brazil has established itself among the ten major producers of fossil fuels in the world, and its relevance in the petroleum geopolitics is undeniable, just as, directly and indirectly, in the global emissions by fossil sources.

In a direct way, due to the fact that emissions by burning fossil fuels represent 19% of emissions in the country. In an indirect fashion, because the fossil fuels distributed by Brazil to the world via exportations constitute energy sources for the most diverse sectors and are a part of global emissions. The scenario has already been mapped by an Intergovernmental Panel on Climate Change’s (IPCC) report, which should “sound like a death sentence to fossil fuels before they destroy the planet”.

Incentives and subsidies given for fossil fuels are intrinsically linked to countries, industries, and investors’ global resistance to restrict the growth of production and emissions, which has delayed the unavoidable energetic transition.

Following up on the monitoring of incentives and subsidies given to fossil fuels in Brazil, the Institute of Socioeconomic Studies (Inesc) launched the fourth edition of the study “Know, Assess and Reform”. In 2020, $24.05 billions were given in incentives and subsidies to fossil fuels, which represents 2% of the country’s GDP for the year. These figures are divided into categories (direct expenditures, indirect expenditures, and other waivers) and by modalities (consumption and production). Brazil has established itself among the ten major producers of fossil fuels in the world, and its relevance in the petroleum geopolitics is undeniable, just as, directly and indirectly, in the global emissions by fossil sources.

Downloads

Fossil fuels subsidies in Brasil (2020): know, assess and reform

Download

Share

Related content

  • Subsidies for fossil and renewable energy ...
    The Institute of Socioeconomic Studies (Inesc) has been…
    read more
  • Expand to preserve: PGTA analysis in the r...
    The Territorial and Environmental Management Plans (PGTA) of…
    read more
  • As soy moves forward: impacts of Hidrovias...
    This Dossier is a document published by Inesc,…
    read more
  • “A minha escola dos sonhos seria hum...
    Você nasceu no DF? Onde você mora hoje…
    read more
  • A história da Thallita: “A luta por ...
    Ser jovem, mulher e da periferia nunca foi…
    read more

A história da Thallita: “A luta por direitos não era apenas para mim, mas para todo um coletivo de crianças e adolescentes”

03/09/2023, 6:12 PM | Estimated reading time: 4 min
By Thallita de Oliveira Silva
Conheça a história de Thallita de Oliveira Silva que é hoje educadora do Inesc no mesmo projeto que a acolheu anos atrás - o Projeto ONDA.

Ser jovem, mulher e da periferia nunca foi fácil e, mesmo nova, eu sempre tive alguma ideia dos desafios que enfrentaria para ver meus direitos garantidos. A entrada do Inesc na minha vida, com o Projeto ONDA, aconteceu quando eu estava no terceiro ano do ensino médio e me abriu ainda mais os olhos para essa realidade. Por ele, pude conhecer mais o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e os direitos humanos como um todo. A metodologia utilizada nos mostrava de forma lúdica e simples a importância em entender e acompanhar o orçamento público para garantir políticas públicas.

Foi também pelo projeto que eu tive certeza do que gostaria de fazer na minha vida: trabalhar com medidas socioeducativas, ou seja, aquelas medidas aplicadas pelo juiz, com finalidade educativa, em adolescentes maiores de doze e menores de dezoito anos, que cometem algum ato infracional. A vontade surgiu quando tive a oportunidade, em 2011, de escrever sobre este assunto para a revista [email protected], publicação do Projeto ONDA. Para fazer meu texto, além de precisar estudar o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), entrevistei dois adolescentes, um menino e uma menina, sobre o Sistema Socioeducativo brasileiro. Eles me mostraram que muitas coisas previstas pelo SINASE e pelo ECA não são garantidas, como refeitório, limite de adolescentes por quarto, espaço e condições adequadas para visitas íntimas. O que de fato mexeu comigo na época foi perceber que, quanto mais de perto eu observava o sistema, mais numerosos eram os desafios que apareciam. Naquela hora eu entendi que alguns grupos eram ainda mais violentados em seus direitos do que eu. A luta por direitos não era apenas para mim, mas para todo um coletivo de crianças e adolescentes.

Seguindo a trajetória que escolhi, fui monitora pelo Inesc em algumas oficinas do CAJE (Centro de Atendimento Juvenil Especializado), o que me fez expandir ainda mais a visão sobre o sistema. Essas oportunidades só reforçaram meu desejo em trabalhar com esse público. No Inesc tive diversas oportunidades de conhecer grupos diversificados e enxergar a beleza que existe em conviver com as diferenças. Hoje sou educadora da instituição, trabalho nesse mesmo projeto que me acolheu anos atrás. Minha missão é contribuir na formação de crianças e adolescentes para que entendam a importância de conhecer o orçamento público e como ele influencia na garantia de seus direitos.

Sinto que se não fosse pelo Projeto ONDA, eu não teria a maturidade e a sensibilidade que tenho hoje para trabalhar com adolescentes. O melhor de tudo é que meu próprio exemplo me faz acreditar no trabalho que realizo aqui e na importância do mesmo. E por ter sido tão bem acolhida pela equipe do projeto quando ainda era adolescente faço meu trabalho com a mesma dedicação e o mesmo carinho que me proporcionaram. Acredito que, assim, a rede de pessoas preocupadas com o mundo, preocupadas umas com as outras, vai crescendo e estabelecendo mudanças concretas na sociedade.

Thallita de Oliveira Silva tem 24 anos, mora em Santa Maria-DF, é educadora do Inesc, estudante de Psicologia e ex-adolescente do Projeto ONDA.

We share the stories of people and communities that participate in our initiatives and inspire us every day to fight for the guarantee of human rights for all.

Category: Stories
Share

Related content

  • “A minha escola dos sonhos seria hum...
    Você nasceu no DF? Onde você mora hoje…
    read more
  • A história da Thallita: “A luta por ...
    Ser jovem, mulher e da periferia nunca foi…
    read more
  • A história da Jéssica: “Participar d...
    Por Jéssica Almeida, Desde muito pequena eu penso…
    read more
  • A história da Louise: “Minhas experi...
    O prazer de fazer aquilo que se ama…
    read more
  • “Hoje sou capaz de correr atrás dos meus s...
    Meu nome é Adriele da Rocha Oliveira, tenho…
    read more

Sign up and
stay tunned
for updates!