Projeto Vozes da Cidadania media conflitos com arte, cultura e direitos humanos

09/06/2017, às 13:25 (atualizado em 28/06/2023, às 15:15) | Tempo estimado de leitura: 3 min
O projeto, uma iniciativa do Onda realizada pelo Inesc com fundos do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), atua com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades de São Sebastião e Recando das Emas (DF).

Conhecendo melhor suas origens e aprendendo sobre seus direitos, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em duas unidades do Distrito Federal passam a se reconhecerem melhor como cidadãos – alguns pela primeira vez na vida. “Isso melhora a autoestima e a consciência que têm de si perante a sociedade”, afirma Ravena Carmo, educadora do projeto Vozes da Cidadania que atua oferecendo arte, cultura e educomunicação a jovens das unidades de São Sebastião e Recanto das Emas no DF, desde fevereiro deste ano.

“Ao debater temas pouco discutidos ligados aos direitos humanos, nós acabamos mediando situações de conflito que poderiam gerar violência, por meio de uma cultura de paz, que está presente em nossa metodologia”, conta a educadora Ravena.

Vozes da Cidadania é uma iniciativa do Onda – Adolescentes em Movimento pelos Direitos, realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) com fundos Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA). Ele promove a participação dos adolescentes em atividades de cultura e educação, ações socioeducativas previstas em todas as medidas das unidades. Essa estratégia tem grande potencial de transformação e oferece aos jovens novos pontos de vistas sobre o mundo e a vida em sociedade.

 

O  principal objetivo do projeto é realizar movimentos educativos sobre cidadania, direitos humanos e orçamento público junto aos socioeducandos das unidades de internação de São Sebastião e Recanto das Emas. “Os adolescentes estão se reconhecendo como cidadãos e o caminho que devem trilhar”, conta Ravena. Cabe destacar que o processo pedagógico tem contribuído para que os adolescentes percebam os problemas sociais de uma forma mais complexa. Os novos olhares passam a enxergar os problemas para além da dimensão pessoal.

Conheça mais sobre o projeto Vozes da Cidadania e suas atividades.

Vamos falar sobre crianças, adolescentes e jovens?

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Cartilha Vivências em Orçamento e Direitos...
    Esta cartilha nasce com objetivo de que o…
    leia mais
  • Abandono no ensino médio brasileiro entre ...
    leia mais
  • Abandono no Ensino Médio brasileiro duplic...
    Entre os anos de 2020 e 2021, o…
    leia mais
  • Cinco Pilares – podcast
    Investir em direitos humanos é prioridade! Ouça os…
    leia mais
  • Foto: Pexels
    Orçamento executado para construir creches...
    O orçamento já executado no primeiro semestre de…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!