Haz un donativo

Posto policial é transformado em bicicentro na Estrutural

16/05/2016, às 5:57 PM | Tiempo estimado de lectura: 4 min
Iniciativa é uma parceria do Movimento Nossa Brasília, Inesc e Coletivo da Cidade.

Se tem um lugar em Brasília em que a bicicleta é meio de transporte quase que oficial da comunidade é a Cidade Estrutural. Não à toa foi batizada carinhosamente de ‘Cidade das Bicicletas’, que por ironia do destino fica justamente ao lado da Cidade do Automóvel. E agora a Estrutural tambem ficará conhecida por ter o primeiro posto policial transformado num espaço totalmente dedicado à bicicleta – o Bicicentro da Estrutural.

Um dos caras que meteu a mão na massa desde o início do projeto foi o cicloativista Renato Zerbinato, do Movimento Nossa Brasília. Ele lembra que o modelo adotado foi o mesmo do bicicentro comunitário do Mercado Sul em Taguatinga. «A proposta é ser um centro de cultura da bicicleta, um espaço para promover o uso da bicicleta.»

O posto policial foi doado pela Secretaria de Segurança Pública do DF para a instalação do bicicentro, numa negociação que envolveu ainda a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SedestMIDH).

Zerbinato afirma que o lugar terá várias atividades lúdicas e de educação sobre mobilidade urbana, e um sistema gratuito de compartilhamento de bicicletas, como já é desenvolvido na região pelo Coletivo da Cidade. «Eles já fazem aqui um trabalho com as bicicletas desde 2010, com as crianças e oferecendo manutenção das bikes. Depois, em 2012, passaram a emprestar umas bicicletas para mães e chefes de famílias da comunidade. Agora, a gente está resgatando esse sistema.»

Segundo Zerbinato, são cerca de 20 bicicletas que estavam paradas e foram reformadas para iniciar o projeto.

O bicicentro da Estrutural conta com um parceiro fundamental no projeto, o comerciante Johnny Bike, que tem uma oficina de reparo e manutenção de bicicletas no lugar e vai dar todo apoio às atividades do bicicentro. «Já desenvolvo esse trabalho com o pessoal do Coletivo da Cidade há algum tempo, agora a gente vai ampliar com o bicicentro», afirma Johnny, cearense de 37 anos que chegou à Cidade Estrutural há 19 anos – sempre mexendo com bicicletas.

A história do Bicicentro da Estrutural foi destaque no site Metropoles e no jornal Correio Braziliense. Abaixo você vê algumas fotos de como era o posto policial e como ficou depois da intervenção. A galera deu uma geral e tanto no espaço!

Categoría Notícia
Comparte

Contenido relacionado

  • Inesc em números: balanço de 2022
    Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en…
    lea mas
  • Foto: Inesc | Tatiana Oliveira
    Mudanças climáticas: Conferência de Bonn p...
    Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en…
    lea mas
  • Seminário internacional sobre Tarifa Zero ...
    Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en…
    lea mas
  • Mulheres Amazônidas: municípios do sudeste...
    Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en…
    lea mas
  • Mulheres Amazônidas | Informativo 2
    Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en…
    lea mas