Haz un donativo

Jovens do Coletivo da Cidade descobrem o xadrez como atividade esportiva e educativa

31/10/2016, às 11:35 AM | Tiempo estimado de lectura: 4 min
Um dos alunos já se destaca no esporte, conquistando um segundo lugar em torneio interescolar realizado no Distrito Federal.

Toda terça e sexta-feira, crianças e adolescentes da Cidade Estrutural (DF) têm se reunido no Coletivo da Cidade, ONG que atua na região, para praticar um dos esportes mais complexos e instigantes que existem: o xadrez. Além de estimular a memória, aumentar a capacidade de concentração e velocidade de raciocínio, o xadrez também tem representado uma possibilidade de mudança para os jovens que moram na região, uma das mais vulneráveis de Brasília, informa a reportagem do Metropóles, que foi à Estrutural ver de perto esse crescente interesse dos jovens pelo xadrez.

Um dos jovens que pratica o xadrez no Coletivo da Cidade já começou essa jornada. Gabriel do Amaral, de 14 anos, conheceu o esporte no Coletivo há três anos e já começa a se destacar em competições. Aluno de escola pública e morador da Estrutural, Amaral ficou em segundo lugar no Festival Interescolar de Xadrez deste ano, vencendo vários adversários de escolas particulares.

“Quero levar o xadrez para a minha vida no futuro”, afirma Amaral, que além de estudar e praticar o esporte no Coletivo da Cidade, aproveita suas horas de folga em casa para assistir a vídeos sobre o jogo no Youtube e jogar partidas online. Gabriel do Amaral sonha em chegar a grande mestre do xadrez, título concedido pela Federação Internacional de Xadrez, e parece estar no caminho certo.


Um dos principais responsáveis por essa ‘febre’ do xadrez na Cidade Estrutural é o professor João Henrique de Oliveira, que desde o início das atividades do Coletivo da Cidade procurou despertar o interesse das crianças e adolescentes para o esporte. Pelo interesse da garotada por suas aulas, o sucesso é total.

“Quando falo sobre essa prática, gosto de citar uma frase de um grande mestre russo: ‘O xadrez, assim como o amor e a música, tem o poder de fazer o homem feliz’”, afirma João Henrique.

Leia também:

Mapa das Desigualdades do Movimento Nossa Brasília vai revelar as muitas cidades da capital federal

Exposição revela cotidiano no maior lixão das Américas com fotos dos próprios catadores

Categoría Notícia
Comparte

Contenido relacionado

  • Foto: Ricardo Stuckert/PR Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião com o Presidente da República Argentina, Alberto Fernández
    Por uma integração latino-americana partic...
    Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en…
    lea mas
  • Reunião do Conselho de Participação Social com Lula em Brasília. Foto: Ricardo Stuckert
    Governo de transição: Inesc contribuiu com...
    Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en…
    lea mas
  • Illustrated Guide to Inflation, Monetary P...
    Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en…
    lea mas
  • Guía Ilustrada de Inflación, Política Mone...
    ¿Qué es la Política Monetaria y qué tiene…
    lea mas
  • Candidaturas Coletivas nas Eleições 2022
    Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en…
    lea mas