Campanha: Te segura na rede

A importância crescente da informação e da comunicação trouxe consigo um outro fenômeno: a intensificação da vigilância

Com ampliação do uso da internet, por meio das redes sociais, temos a sensação de violação da privacidade e de um monitoramento contínuo das nossas ações cotidianas. Pensando nisso, criamos esta campanha para ajudar você a usar a internet com mais segurança. 

Nos tópicos abaixo, você encontra orientações sobre como utilizar celulares, aplicativos e sites de forma mais consciente e segura. Disponibilizamos áudios, vídeos, cards e gifs com dicas de segurança para serem difundidos no WhatsApp e nas redes sociais. 

Também preparamos uma cartilha que pode ser utilizada em sala de aula ou na formação de integrantes da sua organização. Está disponível, ainda, um pacote de stickers para download e diversão consciente.

Aproveite!


Uso seguro do Whatsapp

Há muito mais pessoas no Whatsapp do que apenas nossos conhecidos. Para usar este aplicativo de forma segura, veja as algumas dicas:

 

 


Desinformação

Nem tudo o que parece é! Nem todas as notícias que circulam nas redes sociais são confiáveis e nos dizem a verdade. Saiba como evitar a desinformação e confusões das chamadas “fake news”:

 

 


Exposição em redes sociais

Com as redes sociais na internet, como o Facebook e o Instagram, criamos uma cultura em que a regra é estar sempre exibindo aspectos da nossa vida. Mas isso demanda cuidados. Aprenda a compartilhar somente o que não te deixa vulnerável.

 

 


Ataques online

A Internet pode conectar pessoas e facilitar o trabalho compartilhado, mas também é espaço para a ocorrência de crimes. Saiba como  identificar casos que violam a lei e conheça estratégias para se proteger e/ou denunciar:

   

 


Apps seguros

São muitas as opções de aplicativos para executar várias funções na Internet. Em geral, os mais populares e famosos podem colocar em risco a segurança digital do usuário. Conheça as falhas de segurança dos aplicativos mais usados no dia a dia e descubra três opções para substituí-los.

 

 


Stickers

Baixe no celular o pacote de stickers da campanha “Te segura na rede” e divirta-se! Conscientize as pessoas próximas a você de que é necessário pensar em uma nova segurança, a digital.

 

 


Senhas fortes

As senhas são essenciais para a utilização da Internet: no uso de aplicativos, sites e serviços digitais. Por isso, devemos ter todo o cuidado com elas. Entenda como aperfeiçoar sua segurança a partir da escolha e manuseio das senhas.

 

 

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!