Ação: Hub das Pretas

O projeto Mulheres Jovens Negras Fortalecidas contra o Racismo e o Sexismo foi desenvolvido entre 2016 e 2018. A iniciativa envolveu seis organizações (Inesc, Fase, Ibase, Criola, Ação Educativa e Oxfam Brasil) e aconteceu em quatro cidades – Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília –  contando com o apoio da Oxfam Brasil e da Embaixada Britânica. O Inesc foi a organização responsável pela sua execução em Brasília. O projeto buscou incentivar a formação de hubs de mulheres jovens negras, isto é, a criação de espaços de articulação de coletivos e movimentos para irradiar informações, criações, soluções locais, cultura e posicionamentos diante da violação de direitos das mulheres jovens negras.

Na capital federal, o projeto contou com 20 jovens, pertencentes a 15 coletivos, que desenvolveram um conjunto de ações, como realização de pesquisas, participação de eventos, organização de atividades autogestionadas, intercâmbios entre as cidades e promoção de atividades de incidência na defesa da igualdade racial.

O projeto deu fruto à websérie Sonho de Preta Conta, filmado em julho de 2017 durante o Festival Afrolatinas, maior evento de mulheres negras da América Latina e Caribe. Os 12 episódios contém depoimentos de mulheres negras que reafirmam a necessidade de renovação de sonhos e utopias, mesmo em tempos difíceis. Assista: 

Fique por dentro
das novidades. Assine
a nossa newsletter.

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!