Bicicleta é meio de transporte da população de baixa renda, 7 dias por semana

28/01/2016, às 14:05 | Tempo estimado de leitura: 3 min
Pesquisa da ONG Transporte Ativo desfaz mito de que o ciclista brasileiro é, em geral, ativista de classe média que usa a bicicleta para lazer ou atividade esportiva.

A bicicleta é um meio de transporte relevante para a população mais pobre, constatou a pesquisa Perfil do Ciclista, feita pela ONG Transporte Ativo em parceria com outras nove entidades, desmontando o estereótipo comum de muita gente que afirma que os ciclistas brasileiros, que cobram ciclovias e políticas públicas de mobilidade urbana mais voltadas para as bicicletas, são pessoas de classe média em atividades de lazer ou esportivas.

A realidade é bem outra, diz a pesquisa. A maioria dos ciclistas brasileiras têm renda de até três salários mínimos e usa a bicicleta sete dias por semana, em geral para ir trabalhar.

A pesquisa foi feita com 5 mil ciclistas em dez cidades brasileiras:  Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Niterói, Salvador e São Paulo.


Em Brasília estão os ciclistas mais jovens e com maior escolaridade – 30% têm ensino superior completo. A capital federal também é a campeã no uso combinado da bicicleta com outros meios de transporte. Metade dos brasilienses usam bicicleta combinada com o metrô nos trajetos percorridos. Veja os dados completos sobre o uso de bicicleta em Brasília.

Outro dado interessante da pesquisa: entre as pessoas que pedalam fora das ciclovias, 75% estão em bairros periféricos de São Paulo.

Leia mais sobre a pesquisa no site Nexo.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Reforma tributária é oportunidade históric...
    Um conjunto de organizações que atuam na defesa…
    leia mais
  • Programa de Aceleração da Transição Energé...
    A Coalizão Energia Limpa lançou nesta semana uma…
    leia mais
  • Relatório Técnico – Perfil de Financ...
    Este relatório apresenta uma revisão da evolução do…
    leia mais
  • Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
    Organizações da sociedade civil lançam doc...
    Garantir a equidade de raça, etnia, gênero, classe…
    leia mais
  • Princípios e diretrizes para o enfrentamen...
    Este documento traz propostas de “Princípios e Diretrizes…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!