A educação brasileira não tá nada bem e a situação só ficou pior com a pandemia. As (os) estudantes de escolas públicas tiveram pouca estrutura para o ensino remoto e precisaram assistir aulas pelo celular, com internet móvel. Muitos, na verdade, precisaram abandonar os estudos pela falta de equipamentos ou para trabalhar.

Você pode ajudar a mudar esse panorama, lutando com a gente pelos 10% do PIB na educação  — o que já é previsto por lei no Plano Nacional de Educação e tem que ser cumprido! Acesse o estudo completo preenchendo o formulário abaixo. 

de estudantes do ensino médio estudam em escolas públicas e conviveram com essa realidade na pandemia.

das alunas (os) de escolas públicas não tinham um computador para o EaD.

de estudantes da rede pública não recebeu infraestrutura ou equipamentos para o ensino remoto.

é o tempo que alunas (os) de escolas públicas estudaram a menos por ano que os de escola particular durante a pandemia.
Baixe agora o estudo “A experiência do ensino durante a pandemia de Covid-19 no Brasil” e entenda o cenário da educação no Brasil!
Acesse nossa política de privacidade
O Inesc está organizando uma petição para pressionar o poder Executivo a cumprir a meta de investimento de 10% do PIB para a educação. Vale lembrar que isso é um direito dos estudantes, uma vez que 10% são previstos por lei pelo PNE (Plano Nacional de Educação) para 2024. A sua assinatura tem muito valor para que essa campanha ganhe força. Participe!

Precisamos de 10% do PIB investidos na educação

Os dados do estudo A experiência do ensino durante a pandemia de Covid-19 no Brasil comprovam: as desigualdades na educação aumentaram durante a pandemia. As alunas (os) de escolas particulares têm muito mais condições para lidar com o ensino remoto e estrutura para voltar às aulas presenciais. Contudo, eles são minoria, já que 87,7% de estudantes de ensino médio estão nas escolas públicas.

Porém, isso pode mudar com mais investimentos em educação — se o governo cumprir a meta de 10% do PIB no setor, por exemplo, que é uma de nossas reivindicações. Você também pode ajudar:

• Assine a petição! 
• Participe da nossa campanha nas redes sociais @inescoficial 
• Faça posts sobre os desafios do ensino remoto na pandemia com a #educacaonapandemia
• Pressione o executivo da sua cidade e estado
• Envie esse estudo para os parlamentares da sua região

Conheça o Inesc

A campanha "E fora dos stories? Como tá a educação" e o estudo "A experiência do ensino durante a pandemia de Covid-19 no Brasil",  foram organizados pelo Inesc — Instituto de Estudos Socioeconômicos.

Somos uma organização não governamental, sem fins lucrativos, não partidária com mais de 40 anos de atividade. Nesse tempo, participamos da discussão de políticas públicas e de direitos humanos, sempre de olho no orçamento público. Além disso, buscamos facilitar a compreensão sobre o orçamento e promover a cidadania.