PEC 241 precariza serviço público e abre porta a privatizações

12/07/2016, às 11:55 | Tempo estimado de leitura: 3 min
Entrevista com Grazielle David, assessora política do Inesc.

O governo ilegítimo de Michel Temer já deu inúmeros sinais de que não tem compromisso algum com a garantia de direitos – muito pelo contrário -, trabalhando incessantemente por uma pauta conservadora e de retrocesso. Mas nada se compara à Proposta de Emenda Constitucional que prevê o congelamento de gastos públicos por 20 anos, principalmente nas áreas de Educação e Saúde. A PEC 241/16, enviada por Temer ao Congresso no mês passado, é um golpe mortal em conquistas importantes dos brasileiros, como o Sistema Único de Saúde (SUS), alerta Grazielle David, assessora política do Inesc, em entrevista ao IHU On-Line.

“Se essa PEC for aprovada, o SUS como conhecemos certamente não terá capacidade de existir. Poderá perder sua integralidade, isto é, sua proposta atual de cobertura universal, deixando de oferecer acesso a serviços como internação hospitalar, cirurgias complexas, tratamentos mais caros e medicamentos, fornecendo somente a atenção básica a todos. Ou, ainda, poderá se reduzir a universalidade, focando na promoção de uma política de saúde para as populações mais pobres, semelhante ao modelo norte-americano atualmente”, afirma Grazielle.

Segundo a nossa assessora política, a PEC 241 impossibilita o crescimento e o aumento real de investimentos nos direitos e políticas sociais, promovendo assim a precarização dos serviços públicos. E ato contínuo, vêm as propostas de privatização. Já vimos esse filme…

Grazielle responde ainda a questões relativas ao pretenso déficit na Previdência Social, a política de ajuste fiscal, o futuro das políticas sociais no Brasil sob um governo ilegítimo, sonegação e justiça fiscal.

Leia a íntegra da entrevista de Grazielle David ao IHU On-Line.

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Imagem: Fotomontagem com base em imagem de freepik
    Reforma tributária: alimentação saudável e...
    Organizações da sociedade civil, entre elas o Inesc…
    leia mais
  • Inesc defende que a taxação dos super-rico...
    “Gerar tributos sobre a riqueza é uma das…
    leia mais
  • Reforma tributária é oportunidade históric...
    Um conjunto de organizações que atuam na defesa…
    leia mais
  • Programa de Aceleração da Transição Energé...
    A Coalizão Energia Limpa lançou nesta semana uma…
    leia mais
  • Relatório Técnico – Perfil de Financ...
    Este relatório apresenta uma revisão da evolução do…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!