Donate

Participação social é tema mais votado em consulta pública do plano de ação para Governo Aberto

03/08/2016, 6:47 PM | Estimated reading time: 2 min
Conheça os temas mais votados da 2a. consulta pública para construção do 3º plano de ação para Governo Aberto

Foram divulgados os cinco temas mais votados em consulta pública para a construção do 3º Plano de Ação para Governo Aberto no Brasil. Esses temas vão compor oficinas de cocriação para elaboração dos compromissos brasileiros. São eles: Participação Social, Educação, Meio Ambiente, Transparência Orçamentária e Governo Aberto nos estados e municípios.

“É interessante observar que o tema mais votado foi justamente o de ‘Mecanismos de Participação Social’, demonstrando o quanto as pessoas desejam participar mais das tomadas de decisão de interesse público”, afirma Grazielle David, que representa o Inesc no Grupo de Trabalho da sociedade civil para assessoramento em Governo Aberto na construção do 3º plano de ação.

Grazielle afirma que o investimento feito na construção conjunta entre governo e sociedade civil, somada com consultas públicas para que toda a sociedade brasileira possa participar da elaboração do 3o plano de ação para Governo Aberto, foi bastante acertada.

“No nível federal, o Brasil já avançou muito na transparência de dados orçamentários, sendo destaque em ranking global ao ficar em 6º lugar entre 102 países avaliados. Porém, quando buscamos as mesmas informações nos níveis estaduais e municipais, muitos dados orçamentários ainda são difíceis de serem localizados. A priorização do fomento a Governo Aberto nestes demais níveis auxiliará muito na transparência orçamentária e na participação e controle social – outros dois temas priorizados”.

Category: Notícia
Share

Related content

  • Análise sobre a presença de militares e re...
    Sorry, this entry is only available in Brazilian…
    read more
  • Maioria entre candidatos com nomes de carg...
    Sorry, this entry is only available in Brazilian…
    read more
  • Brazil’s Energy Matrix and the Paris...
    In 2016, Brazil submitted its Nationally Determined Contributions…
    read more
  • Matriz energética brasileira no contexto d...
    Sorry, this entry is only available in Brazilian…
    read more
  • Tânia Rêgo/Agência Brasil
    Renovação na política: o que diz a distrib...
    Sorry, this entry is only available in Brazilian…
    read more