Livro desmistifica suposta neutralidade do movimento Escola sem Partido

08/11/2016, às 10:55 | Tempo estimado de leitura: 4 min
Lançado pela Ação Educativa, livro "A Ideologia do Movimento Escola Sem Partido" tem 18 artigos de diversos autores, entre os quais Cleo Manhas, assessora política do Inesc.

O movimento Escola Sem Partido vem fazendo muito barulho nos últimos anos, acirrando os debates sobre os os conteúdos escolares e os processos de aprendizagens. Ganhou força e visibilidade a partir de 2014, com a tramitação de diversos projetos de lei por todo o país, que em geral pedem restrições ao que é ensinado nas salas de aula – seus defensores criticam a ‘doutrinação ideológica’ promovida nas salas de aula e defendem uma suposta ‘neutralização escolar’. Do jeito que falam, parece que são neutros e desprovidos de qualquer ideologia. Nada mais falso.

“O movimento Escola Sem Partido pretende categorizar alguns conteúdos como ‘doutrinários’, em detrimento de outros. A abordagem de gênero e raça na escola, fundamental no combate ao machismo, à homofobia e ao racismo, seriam supostamente “doutrinários”, pois atentariam contra valores morais da família”, afirma  Roberto Catelli Jr., coordenador de projetos de educação da Ação Educativa. Para ajudar a combater essa onda de desinformação sobre o movimento, a Ação Educativa lançou o livro “A Ideologia do Movimento Escola Sem Partido – 20 Autores Desmontam o Discurso”, com 18 artigos que “expõem claramente a natureza autoritária de um movimento que esconde sua própria ideologia na tentativa de silenciar visões de mundo divergentes”, afirma Vera Masagão Ribeiro, doutora em Educação pela PUC-SP e coordenadora executiva da Ação Educativa, na apresentação do livro.

Um dos artigos do livro, “Nada Mais Ideológico Que ‘Escola Sem Partido'”, é de Cleo Manhas, assessora política do Inesc e pode ser lido aqui. Outros autores são Daniel Cara (Coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação), Frei Betto, Leonardo Sakamoto, Juliane Cintra, Fernando Penna e Moacir Gadotti, entre outros.

O livro está à venda na sede da Ação Educativa, para retirada imediata (aceitamos somente em dinheiro). Endereço: Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo/SP. A venda também está disponível na livraria Martins Fontes, acesse aqui.

 

 

Leia também:

Os muitos erros da análise do Ipea sobre o custo do Plano Nacional de Educação

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
    Organizações da sociedade civil lançam not...
    A Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema…
    leia mais
  • Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
    No Dia dos Povos Indígenas, estudo alerta ...
    As celebrações do dia 19 de abril poderiam…
    leia mais
  • Imagem: Fotomontagem com base em imagem de freepik
    Reforma tributária: alimentação saudável e...
    Organizações da sociedade civil, entre elas o Inesc…
    leia mais
  • Inesc defende que a taxação dos super-rico...
    “Gerar tributos sobre a riqueza é uma das…
    leia mais
  • Reforma tributária é oportunidade históric...
    Um conjunto de organizações que atuam na defesa…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!