10 cidades participam de projeto de fortalecimento de políticas de mobilidade urbana

06/06/2017, às 18:04 (atualizado em 28/06/2023, às 15:15) | Tempo estimado de leitura: 3 min
As organizações escolhidas fazem parte da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e estiveram em Brasília para participar de oficina de formação.

Movimentos de 10 cidades da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis participaram na última semana, em Brasília, de oficina de formação do projeto Orçamento e Direito à Cidade – fortalecimento de organizações da sociedade civil para monitoramento e incidência na política de mobilidade urbana. Foram três dias de atividades com elaboração de planos de ação e de comunicação para as ações dos movimentos no projeto, que tem coordenação do Inesc e apoio da União Europeia.

O projeto tem como objetivo monitorar o orçamento dos municípios participantes referentes à mobilidade urbana para incidir e elaborar políticas públicas de mobilidade urbana nas respectivas cidades, além de promover maior transparência e participação social nessas decisões.

Temas como segregação socioespacial, acessibilidade, mobilidade adequada para idosos, mulheres e crianças, e o uso do espaço público pelas pessoas foram debatidos com representantes dos demais movimentos participantes: Casa Fluminense (RJ), Nossa São Paulo, Instituto Soma Brasil (João Pessoa-PB), Nossa Ilhabela (SP), Observatório de Recife (PE), Observatório Cidadão de Piracicaba (SP), Nossa São Luís (MA), Nossa BH (MG), Instituto Nossa Ilheus (BA) e Coletivo Nossa Brasília (DF).

Para a assessora política do Inesc, Cleomar Manhas, o projeto contribuirá para a regulamentação do transporte como direito social e também para que se tenha um plano de mobilidade nas 10 cidades, “além orçamentos temáticos monitorados pela sociedade civil e que avancemos numa política de mobilidade mais sustentável, além de cidades mais humanizadas”.

Vamos falar sobre Direito à Cidade?

>>> Se interessou pelo tema? Cadastre-se e receba nossos conteúdos por e-mail!

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Seminário sobre Tarifa Zero em Brasília
    A terceira edição do seminário “Transporte como direito…
    leia mais
  • Desigualdades sociais no DF aumentam
    O Distrito Federal é um perfeito estudo de…
    leia mais
  • Mapa das Desigualdades do DF 2022
    O Mapa das Desigualdades do Distrito Federal é…
    leia mais
  • A língua é minha pátria?
    [caption id="attachment_32859" align="alignnone" width="1280"] Márcia Acioli/manifestação[/caption] As línguas…
    leia mais
  • Interface do 1º Festival Juventudes nas Cidades, na plataforma Ekóa
    1º Festival Juventudes nas Cidades recebe ...
    Ayoola, Micael Amorim, Negra Eve, Papi Guajá Onijá,…
    leia mais

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!