Doe

É intervenção!

04/05/2017, às 11:31 | Tempo estimado de leitura: 3 min
Nota do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)

O Fórum Nacional de Educação (FNE) construído democraticamente foi alterado arbitraria e unilateralmente por Portaria MEC, às vésperas da Greve Geral.

A Portaria MEC Nº 577, de 27 de abril de 2017 (Diário Oficial da União de 28/04/2017) dispõe sobre o Fórum Nacional de Educação e altera sua configuração, assim como (Art. 6º) revoga todas as Portarias anteriores (Portarias MEC nº 1.407, de 14 de dezembro de 2010, nº 502, de 9 de maio de 2012, e nº 1.033, de 9 de dezembro de 2014) publicadas pelo Ministro da Educação.

Tal postura política consolida um estilo autoritário e antidemocrático no trato das políticas públicas. Ainda deveríamos nos surpreender?

Seria surpreendente, sim, se desse governo usurpador de direitos, mas protetor de benesses às empresas e a segmentos políticos comprometidos com tal projeto político, viessem medidas distintas e próximas da democracia e ou da constitucionalidade. Com tal medida entidades científicas de relevância nacional e internacional como CEDES e ANPEd foram arbitrariamente subtraídas do Fórum. E outras, a exemplo das Centrais Sindicais, deverão disputar assento, mas sempre aguardando a escolha do senhor Ministro.

Está em marcha a destruição de conquistas alcançadas por anos e anos de mobilização popular. Aparentemente, o governo responde aos sinais de sua impopularidade com atitudes ainda mais arbitrárias, em um perigoso processo de desmantelamento de instituições e da convivência democrática.

Esse governo assim continuará agindo se assim lhe for permitido. Mais do que exprimirem a indignação, notas de repúdio demonstram oposição e resistência concretas, ainda que insuficientes à sequência de desmandos que temos enfrentado diariamente neste ano que deveríamos apagar de nossa história.

PELA VOLTA DO ESTADO DE DIREITO!

Categoria: Notícia
Compartilhe

Conteúdo relacionado

  • Candidaturas Coletivas nas Eleições 2022
    Estudo do Inesc, em parceria com o coletivo…
    leia mais
  • Foto: José Cruz/Agência Brasil
    Orçamento secreto é controlado por pequeno...
    O orçamento secreto movimentou entre 2020 e outubro…
    leia mais
  • Perfil dos eleitos nas Eleições de 2022
    Pesquisa realizada pelo Inesc, em parceria com o…
    leia mais
  • Equipe do Inesc na COP 27: Iara Pietricovsky, Tatiana Oliveira, Leila Saraiva, Cássio Carvalho e Livi Gerbase.
    COP 27 – Apesar do pouco avanço glob...
    A 27ª edição da Conferência do Clima (COP…
    leia mais
  • COP 27: Brasil precisa fazer uma transição...
    Representantes do legislativo brasileiro, de sindicatos dos trabalhadores…
    leia mais