Doe

Ação: Websérie “Tapajós: Uma breve história da transformação de um rio”

“Tapajós: uma breve história da transformação de um rio” é uma websérie que se passa em Miritituba, um distrito no Pará que, nos últimos anos, foi transformado em uma plataforma de exportação de soja. A animação é composta por três episódios, e cada um deles é narrado por um morador de Miritituba. Juntos, eles contam histórias de uma Amazônia que vai muito além da grande floresta exuberante de rios caudalosos.

 

A produção audiovisual nasceu a partir do acompanhamento que o Inesc tem realizado sobre o  contexto de desmonte das políticas socioambientais e, mais especificamente, sobre o projeto Arco Norte.  Este  visa a intensificação dos investimentos em logística no norte do país para transformar as bacias hidrográficas amazônicas em corredor de exportação de commodities como soja e milho.

 

Episódios (em breve nas nossas redes sociais!):

Tapajós: uma breve história da transformação de um rio 

Moradores de Miritituba, uma pequena vila no coração da Amazônia, lutam para sobreviver em meio aos grandes portos de exportação de soja.

Cartaz Websérie: uma breve história da transformação de um rio

Tapajós: uma breve história da transformação de um rio (parte 1)

Antônio é um pescador que vive desde que nasceu no rio Tapajós, mas tem sua vida inteiramente modificada pela chegada de portos na região.

 

Cartaz Websérie: uma breve história da transformação de um rioTapajós: uma breve história da transformação de um rio (parte 2)

Ivana é professora em Miritituba e conhece uma Amazônia que poucos tem notícia.

 

 

Cartaz Websérie: uma breve história da transformação de um rio

Tapajós: uma breve história da transformação de um rio (parte 3)

Para Maria, uma agricultora, a exportação da soja não traz benefícios. Ela aprendeu com seus antepassados a cultivar sua própria comida e tirar daí sua renda.

Fique por dentro
das novidades. Assine
a nossa newsletter.