Doe

Ação: Onda

O Projeto Onda – Adolescentes em Movimento Pelos Direitos é uma iniciativa do Inesc que visa introduzir o tema dos direitos humanos e do orçamento público nas escolas públicas do Distrito Federal, por meio de ações educativas e culturais.

Para isso, são oferecidos cursos sobre mediação de conflitos, aulas de arte e dança, oficinas de poesia, festivais de música, rodas de conversa, entre outras atividades, sempre visando fortalecer a capacidade de atuação dos/as jovens na conquista de seus direitos e no monitoramento das políticas públicas a eles/as destinadas.

O Vozes da Cidadania é uma ação dentro do projeto Onda realizada nas Unidades de Internação, onde são desenvolvidas as mesmas formações, acrescidas de reflexões mais específicas referentes às medidas socioeducativas.

Alguns dos destaques do projeto são a produção da revista “Descolad@s”, com artigos escritos pelos próprios adolescentes, e a publicação dos livros de poesias, também elaborados pelos jovens. 

Em dez anos de existência, o projeto acumula reconhecimento nacional e internacional, tendo alcançado a primeira colocação do Prêmio Itaú-Unicef com o trabalho desenvolvido junto a adolescentes em privação de liberdade, em parceria com a escola da Unidade de Internação da Santa Maria (Uism). 

Fique por dentro
das novidades. Assine
a nossa newsletter.