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Crianças, adolescentes e jovens

Publicado em 16/05/2016 13:05

O Inesc atua para assegurar e fortalecer a efetivação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, e trabalha contra eventuais tentativas de restrições e retrocessos. Também acompanha e monitora projetos de lei e programas orçamentários, e capacita outros coletivos e organizações que atuam neste tema.

O que querem crianças, adolescentes e jovens no Brasil? Querem desenvolver autonomia para a busca de seus direitos. Querem educação de qualidade em todos os níveis. E querem também ter direito à cidade, com acesso à cultura e lazer.

O Inesc atua para assegurar e fortalecer a efetivação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, e trabalha contra eventuais tentativas de restrições e retrocessos. Também acompanha e monitora projetos de lei e programas orçamentários, e capacita outros coletivos e organizações que atuam neste tema.

Veja outros vídeos do Inesc sobre o tema.

 

PROJETOS EM ANDAMENTO

Adolescentes em Movimento pelos Direitos

Apoio: Unicef e Petrobras

O Inesc já desenvolve há oito anos o Projeto Onda, Adolescentes em Movimento Pelos Direitos. Durante esse tempo já realizou oficinas com mais de 700 adolescentes, dos quais, vários estão na Universidade e hoje são ativistas em direitos humanos. Além disso, um dos produtos do projeto é a Revista Descolad@s, que dentre outros usos, é trabalhada por professores como material didático de escolas em tempo integral.

A nossa metodologia Orçamento e Direitos fomenta a participação e incidência política de adolescentes e jovens nas políticas a eles destinadas. Nosso trabalho consiste na formação em Direitos Humanos, Cidadania e Orçamento Público com ênfase na participação democrática. A metodologia agrega fundamentos da educação popular, da arte-educação e da educomunicação, com foco no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Convenção pelos Direitos da Criança. Numa segunda etapa, o trabalho privilegia o debate sobre educação de qualidade e a legislação correspondente, com oficinas sobre educação de qualidade e discussão sobre as principais questões do ensino médio.

Observatório da Criança e do Adolescente (OCA)

Apoio: União Europeia

Consolidação do Observatório da Criança e do Adolescente (OCA) na Cidade Estrutural, em Brasília (DF) e promoção do protagonismo de 200 crianças e 40 adolescentes por meio de formação para o registro e mapeamento dos desafios e potencialidades da região onde se localiza o projeto. Assim, o OCA forma observadores para intervirem em seus territórios e criarem possibilidades para os desafios encontrados.

O público diretamente atendido são crianças e adolescentes frequentadores do Coletivo da Cidade.

Os objetivos da ação estão em acordo com processos já desenvolvidos pelo Inesc desde 2010 por meio do Movimento Nossa Brasília, formado por organizações, redes e pessoas, sem vinculação partidária, que buscam um território sustentável, com ampliação da justiça social e redução das desigualdades. Para isso busca a promoção do protagonismo dos cidadãos e cidadãs para que assumam a responsabilidade de contribuir com esta transformação do Distrito Federal em um lugar bom de se viver.

Formação de Formadores

Apoio: KNH

O projeto consiste na mobilização de adolescentes para torná-los aptos a debater e realizar ações em suas comunidades visando enfrentar o problema da violência que atinge os segmentos mais jovens da população. Durante a formação eles têm a oportunidade participar de atividades práticas e teóricas sobre temas como direitos humanos, gênero, raça, orçamento e outros.

Oficinas de Teatro para jovens moradores da Cidade Estrutural (DF)

Apoio: Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal

Identificar e contatar jovens moradores da Cidade Estrutural (comunidade formada em torno do maior lixão da América Latina) que estejam interessados nas artes cênicas e na discussão da orientação sexual, para participarem de oficina de teatro. Objetivo da oficina é a montagem de um espetáculo a partir das discussões e das experiências individuais dos jovens envolvidos, relacionadas à comunidade onde vivem.

Além da apresentação teatral, serão montadas uma exposição audiovisual e uma fotográfica com registros da oficina, da montagem, dos ensaios e dos depoimentos da equipe. Finalmente, será criada uma revista também com registro fotográfico e textos a partir das reflexões e pesquisas realizadas ao longo do processo, voltadas à arte, à sexualidade e à periferia, com foco na Cidade Estrutural. A oficina será realizada na Estrutural e as apresentações do espetáculo, juntamente às exposições, serão realizadas na Estrutural e Plano Piloto, sendo 6 apresentações/exposições em cada localidade, totalizando 12 apresentações/exposições (uma das apresentações com tradução em LIBRAS).

Controle social e incidência política para a garantia de direitos, maior transparência e democracia

Apoio: PPM

Monitoramento do orçamento público federal, controle social de sua execução e incidência nas instâncias competentes como Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). A incidência também se dá na temática da justiça tributária, contribuindo para a garantia e promoção dos direitos humanos e superação das desigualdades.

O projeto também trabalha com a sensibilização e informação sobre temas de dimensão internacional, ampliando a capacidade de pressão da sociedade civil organizada e influenciando a definição de políticas que favorecem a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, e melhorem a qualidade de vida de povos indígenas e comunidades tradicionais e camponesas. Também estão no escopo questões relativas à mudança climática e a questão energética.

Outra vertente do projeto é a influência e proposição de projetos de lei que dialoguem com temas como reforma política e políticas públicas para crianças e adolescentes. A pressão da sociedade por uma reforma política contribui para um parlamento mais democrático e comprometido com a garantia de direitos.

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Articulações das quais o Inesc faz parte na temática Criança e Adolescente ou com as quais mantém parceria para a ação política.

 

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Alguns textos para entender melhor o assunto:

Jovens de Brasília dão seu recado sobre trabalho e emprego no lançamento do Manifesto da Juventude

Exposição traz fotografias feitas por adolescentes de unidade de internação do DF

Pacto discute violações de direitos de adolescentes do sistema socioeducativo do DF

A invisibilidade da juventude nas políticas públicas

Alunos de escolas públicas do DF lançam revista sobre direitos humanos e orçamento público

A 'quebrada' grita por mais direitos e menos violência contra jovens da periferia

"Os adolescentes precisam se organizar e se informar para influenciar nas políticas públicas"

Dia Mundial da Educação: há razões para comemorar?

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Comentários (1)

Usuário Anônimo 05/02/2017 16:52
Kkk esafoimuf












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