Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Seções
Você está aqui: Página Inicial Temas de Atuação
Você está aqui: Página Inicial Temas de Atuação

Temas de Atuação

Orçamento e Direitos

Orçamento e Direitos

O acompanhamento, monitoramento e decodificação do processo orçamentário federal, sua execução financeira e a permanente busca pela ampliação de transparência e publicização das informações de planos e gastos públicos são metas permanentes do Inesc nessa temática. Para além de ser um tema de intervenção política, a questão fiscal e orçamentária também se constitui em eixo da intervenção, capacitação e construção de conhecimento pela instituição.

Leia mais…

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

O Inesc participa dos debates sobre políticas promotoras de inclusão social e distribuição de riquezas e alimentos, atuando nos diversos fóruns e conselhos destinados a discutir o assunto. Na área de soberania alimentar, o INESC tem como princípio orientador o Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA) e participa do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Leia mais…

Questões socioambientais

Questões socioambientais

O Inesc atua para gerar, fomentar, favorecer, fazer avançar, assessorar e fortalecer os processos de articulação dos movimentos socioambientalistas e a participação e representação política desses atores coletivos nos espaços de definição, acompanhamento e avaliação das políticas públicas e de desenvolvimento.

Leia mais…

Crianças, adolescentes e jovens

Crianças, adolescentes e jovens

O Inesc atua para assegurar e fortalecer a efetivação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, e trabalha contra eventuais tentativas de restrições e retrocessos. Também acompanha e monitora projetos de lei e programas orçamentários, e capacita outros coletivos e organizações que atuam neste tema.

Leia mais…

Agenda internacional

Agenda internacional

Além da acompanhar e monitorar os protocolos, tratados, empréstimos e acordos firmados pelo governo brasileiro, o Inesc também integra a articulação internacional Social Watch – responsável pelo acompanhamento e monitoramento do ciclo de conferências sociais das Nações Unidas. Além disso, o Inesc atua no processo de integração regional dos países sul-americanos e trabalha para fortalecer a Frente Interamericana de Parlamentares e Sociedade Civil.

Leia mais…

Direito à cidade

Direito à cidade

As cidades, para serem vivas e democráticas, precisam oferecer mobilidade urbana de qualidade para seus cidadãos e cidadãs, e também incentivá-las a ocupar os espaços públicos, trocando ideias e experiências de como construir uma cidade mais justa, democrática e cidadã. Para isso, o Inesc incentiva e promove discussões temáticas sobre sustentabilidade, democracia, direitos, igualdade, raça, gênero, mobilidade, agricultura urbana e gestão solidária de resíduos sólidos, com atuação mais focada no Distrito Federal, por meio do Movimento Nossa Brasília.

Leia mais…

Justiça fiscal

Justiça fiscal

O Inesc trabalha pela reconfiguração do sistema fiscal e tributário para atender as demandas sociais e garantir o financiamento das políticas sociais. Atua ainda em rede para expor o caráter injusto da atual carga tributária, não por seu tamanho, mas por sua má distribuição, o que impõe a necessidade urgente de uma reforma, justa e democrática. O alto peso da tributação sobre o consumo quando comparado com a tributação sobre a renda e o patrimônio faz com que os mais pobres e a classe média acabem pagando mais tributos do que os mais ricos, proporcionalmente às suas rendas, o que amplia a desigualdade social.

Leia mais…

Gênero, raça e etnia

Gênero, raça e etnia

O Inesc atua com o objetivo de ampliar a capacidade de interlocução e pressão social para que o Estado elabore e execute política públicas que garantam efetivamente os direitos humanos, e que sejam devidamente desenhadas e comprometidas com o enfrentamento às distintas faces das desigualdades: cor, gênero, etnia, geração, território e renda.

Leia mais…

Reforma do sistema político

Reforma do sistema político

O Parlamento é um tema central para o Inesc, por ser essencial para sua ação em defesa de direitos e da radicalização da democracia. O Inesc atua por uma reforma política ampla, que mude a forma de fazer política e de exercer o poder no Brasil. Outro grande desafio é a busca pelo aperfeiçoamento do Parlamento, símbolo da democracia representativa, incorporando a ele os mecanismos de democracia participativa e de democracia direita.

Leia mais…

Ações do documento
Apoio Institucional
  • apoio18.png
  • apoio19.png
  • apoio13.png
  • apoio10.png
  • logoCEA.png
  • apoio9.png
  • apoio6.png
  • logosnf.png
  • logobrot.png