Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Seções

Quem Somos

Conheça o Inesc

O Instituto de Estudos Socioeconômicos – INESC, criado em 1979, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, não partidária e com finalidade pública. A ação do INESC orienta-se para ampliar a participação social em espaços de deliberação de políticas públicas. Em suas intervenções sociais utiliza o instrumental orçamentário como eixo estruturante do fortalecimento e da promoção da cidadania. Para ampliar o impacto de suas ações, o INESC atua em estreita parceria com outras organizações, movimentos e coletivos sociais.

Tem como missão institucional contribuir para o aprimoramento dos processos democráticos visando à garantia dos direitos humanos, mediante o dialogo com o/a cidadão/ã e a articulação e o fortalecimento da sociedade civil para influenciar os espaços de governança nacional e internacional e a consciência da sociedade.

Atua nos seguintes temas estratégicos:

- Crianças, adolescentes e jovens

- Educação

- Igualdade racial, de gênero e de identidade de gênero

- Democracia / reforma do sistema político

- Justiça fiscal

- Saúde, com ênfase em acesso a medicamentos

- Segurança alimentar e nutricional

- Socioambiental, com ênfase nos direitos dos povos indígenas

- Direito à cidade / mobilidade urbana

Saiba mais aqui sobre nossos temas de atuação

Equipe

Colegiado de Gestão

 

Iara PietricovskyIara Pietricovsky de Oliveira, membro do Colegiado de Gestão do Inesc, é antropóloga, mestra em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e atriz de teatro desde 1969. Iara é responsável pelas iniciativas realizadas em cooperação com agências e organizações internacionais. Atualmente está à frente de atividades vinculadas à Conferência das Nações Unidas Rio +20 - negociações e relação com o G20, entre outras. Como representante do Inesc, Iara Pietricovsky é membro também da coordenação da Rede Brasil e da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (Rebrip).

 

José Antonio Moroni é formado em Filosofia, tem pós-graduação em História do Brasil, Fundamentos em Educação Especial e Métodos e Técnicas de Elaboração de Projetos Sociais. Moroni atua com mais ênfase nos temas reforma política, participação popular e poder público, assistência social, criança e adolescente e direitos humanos. Integra ainda a coordenação do plebiscito popular pela Constituinte exclusiva e soberana, da Coalizão pela Reforma Política Democrática e da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político. É conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão colegiado da Presidência da República.

 

Coordenadora da Assessoria Política

 

nathalie 2Nathalie Beghin - Nathalie Beghin é economista formada pela Université Libre de Bruxelles (ULB), com mestrado e doutorado em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como assessora do presidente do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (Inan). Foi pesquisadora do Programa de Estudos da Fome, do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp), da UnB; e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nas áreas de combate à fome e à pobreza, alimentação e nutrição, segurança alimentar e nutricional, desigualdade racial e ação social das empresas. Ocupou o cargo de assessora do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil e fez parte do quadro da organização não governamental Oxfam Internacional no Brasil. Em 2011, integrou a equipe do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome responsável pela elaboração e implementação do Plano Nacional para Superação da Pobreza Extrema, o “Brasil Sem Miséria”.


Gerência

 

Maria Lúcia Jaime é bacharel em Sociologia pela Universidade do Chile, e gerente financeira, administrativa e de pessoal do Inesc. Desde 1990 Maria Lúcia coordena as atividades financeiras e administrativas do Instituto. Por seis anos foi também assessora na área de municípios e de Direitos Humanos.

 

 

 

Assessores(as) Políticos


Alessandra Cardoso

Alessandra Cardoso, assessora política do Inesc, mestra em desenvolvimento econômico pela Universidade Federal de Uberlândia e doutoranda em Economia Aplicada – Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Unicamp. Atualmente, Alessandra é responsável pelo desenvolvimento do Observatório de Investimentos na Amazônia.

 

 

 

Cleomar Manhas é educadora, tem mestrado em Educação e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Sua experiência baseia-se em processos de educação não-formal e educação popular. Em ambos os casos acompanhou os processos educativos utilizados para implantação de políticas públicas. É responsável pelo Projeto OCA e articuladora do Movimento Nossa Brasília.

 

 

Yuriê Baptista César é geógrafo pela Universidade de Brasília e mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos. Desde 2007 pesquisa e atua em projetos de mobilidade urbana na perspectiva do direito à cidade. Na UnB atuou na implantação do primeiro sistema de bicicletas compartilhadas do Brasil pelo projeto de extensão Bicicleta Livre. Em sua pesquisa de mestrado avaliou o quanto as cidades brasileiras são adequadas para o uso da bicicleta. Em 2015 integrou a equipe do portal Mobilize Brasil, especializado em Mobilidade Urbana. Foi consultor da campanha Bicicleta nos Planos atuando na articulação de OSCs de dez cidades para estimular a inclusão da bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana. Atualmente é diretor da União e Ciclistas do Brasil e coordenador do grupo de trabalho de Mobilidade Urbana do Movimento Nossa Brasília. No Inesc atua como assessor na área de mobilidade urbana.


Carmela Zigoni

Carmela Zigoni é doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB); tem especialização em Gênero e Sexualidade pela Universidade de Amsterdã (UvA) e em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Atuou na gestão pública nas agendas de juventude, desenvolvimento social, desenvolvimento agrário e direitos quilombolas. Como pesquisadora, investigou temas como antropologia do corpo e da técnica, gênero, feminismo e cinema (doutorado); conflitos ambientais e fundiários na Amazônia brasileira, com foco na questão quilombola (mestrado); Hip Hop, identidade negra e ocupação do espaço urbano (graduação); sub-representação de mulheres, negros e indígenas na política; dados abertos e transparência. No Inesc, atua com as pautas de igualdade racial, equidade de gênero, direito à cidade e monitoramento do orçamento público.


Márcia Acioli

Márcia Hora Acioli é especialista em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes pelo Instituto de Psicologia da USP e mestre em Antropologia Aplicada à Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Já participou e coordenou eventos relacionados aos Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos, Protagonismo, Educação Popular e Arte-Educação. É responsável pelo projeto "Onda: Adolescentes em Movimento pelos Direitos".

 

 

 

Grazielle Custódio David é mestre em Saúde Coletiva (Economia da Saúde UnB),  é especialista em Orçamento Público, em Direito Sanitário (Fiocruz) e em Bioética (UnB). Sua linha de pesquisa é Avaliação do Orçamento Público e de Políticas Públicas, com ênfase para a saúde. No INESC, é assessora política e trabalha com os temas de análise orçamentária e justiça fiscal.

 

 

Matheus Peres Machado Magalhães é bacharel em Serviço Social pela Universidade de Brasília e mestre em Política Social pela mesma instituição. Estuda políticas de seguridade social por meio do eixo orçamentário de análise. Trabalha com o projeto do Orçamento de Acesso a Medicamentos (A2M) e atua em atividades de formação popular.


 

 

Dyarley Viana, graduada em Pedagogia pelas a Faculdade Integrada ICESP-Promove, atuou como educadora social na ONG Coletivo da Cidade, com enfoque na mobilização comunitária com a perspectiva da educação popular. É militante do movimento negro e  participa do Fórum de Juventude Negra do Distrito Federal (DF). No Inesc, atua como assessora política do projeto Observatório de Crianças e Adolescentes (OCA) na Cidade Estrutural.


-

Layla Maryzandra é pedagoga pela UDF, especializada em História e Cultura Afrobrasileira e Africana, e em Educação em Direitos Humanos pela UFG. Atuou como educadora popular da Rede de Educação Cidadã (Recid), coordenou o Ciclo de Formações Intervozes em Brasília e o I Encontro Popular de Juventude Negra do Distrito Federal e Entorno, facilitou o Trançando Ideias  na Caravana da Juventude Negra pela SEMIDH, trabalhou no Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH). Trancista, turbancista e atual coordenadora nacional do Fórum de Juventude Negra de Brasília (Fojune). Pesquisadora e oficineira na área de valores e saberes afrodiaspóricos, utilizando a estética negra como recurso pedagógico para fortalecimento da história e da cultura negra. No Inesc atua como educadora nas agendas de igualdade racial, enfrentamento ao racismo e equidade de gênero, bem como em ações sobre o direito à cidade.


Assistente do Colegiado de Gestão


Ana Paula Soares Felipe é graduada em Ciência Política e em Relações Internacionais, e mestra em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Como assistente de direção do Inesc, apoia todo o processo de planejamento, revisão e avaliação do Instituto; elabora relatórios semestrais e anuais e documentos institucionais para agências financiadoras e órgãos governamentais; e desenvolve as demandas junto com o colegiado de gestão.

 

 

Assistente de Direção para Captação de Recursos Individuais


Carol Soares é publicitária especializada em planejamento estratégico para redes sociais. Experiência com campanhas e ações de redes sociais para estimular o engajamento e/ou ampliar a base de seguidores ou fãs, ajudar a agregar valor à marca do cliente e gerar empatia com o público-alvo. Amplo conhecimento em desenvolvimento de relatórios e análises, monitoramento e criação de conteúdo. Desenvolvimento de trabalhos conjuntos com as equipes de PR e Publicidade em campanhas para Twitter, Facebook, Snapchat, YouTube, Tumblr, Google+, LinkedIn e Instagram. Profissional, cursando pós graduação em design thinking e inovação, antenada nas novas tecnologias, internet, blogosfera, ferramentas de busca e monitoramento, com trabalho analítico eficaz para trabalhar junto ao cliente em campanhas inovadoras e efetivas. Experiência em comunicação corporativa de empresas privadas e campanhas de captação de recursos para empreendimentos culturais e sociais.


Assessor de Comunicação

 

Jorge Henrique Cordeiro é jornalista formado pela Escola de Comunicação Social (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo sido repórter e editor em jornais do Rio de Janeiro e São Paulo, e assessor de imprensa e de comunicação em empresas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Também trabalhou como revisor de textos.

Trabalha com comunicação digital e redes sociais há 20 anos.

 

 

Administração

 

Assistente de contabilidade

Ricardo Santana é administrador e técnico em contabilidade, com mais de 15 anos de experiência na área administrativa e financeira. Iniciou seu trabalho no Inesc em 1996 e ficou até 2014, retornando em 2016. Exerce a função de assistente de contabilidade.

 

 

 

Auxiliares administrativos

Adalberto Vieira dos Santos é graduando em Gestão de Tecnologia da Informação e atua há mais de 18 anos na área administrativa/financeira do Inesc, onde se qualificou em um conjunto de atividades voltadas para o planejamento, organização, controle e coordenação de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais.

 

 

Eugênia Christina Alves Santana é graduada em Serviço Social pela Faculdade Projeção. No Inesc, atua como auxiliar administrativa em ações como organização de eventos, tomada de preços, prestações de contas em órgãos públicos, telefonia, agendamento de reuniões e serviços externos.

 

 

EquipeIsabelaIsabela Mara dos Santos da Silva é auxiliar administrativa do Inesc desde fevereiro de 1985. Trabalha com ações que passam por organização de viagens da equipe, serviços externos, apoio logístico para a realização de eventos, mala direta e cotações para a compra de produtos e serviços.

 


 

Josemar Vieira dos Santos é graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Projeção. No Inesc, trabalha no setor financeiro onde colabora em processos como o arquivamento de documentos, o controle e a manutenção do almoxarifado, a aquisição/contratação de material, elaboração de relatórios financeiros e prestação de contas para entidades parceiras.

 

 

Equipe

Leandro Pereira Rodrigues é técnico de informática, com certificados internacionais em Gerenciamento de Serviços de TI (ISO 20000 Foundation) e ITIL v3®. Essas certificações descrevem as informações e conceitos chave para o Gerenciamento de Serviços de TI, bem como suas relações com outras áreas da gestão da informação.

 

Auxiliar de serviços gerais

Roni Ferreira Chaves

Contadora

Rosa Diná Gomes Ferreira

PRESTADORES DE SERVIÇOS:

Contabilidade

LC Mangueira Contabilidade

Apoio Institucional
  • apoio18.png
  • apoio19.png
  • apoio13.png
  • apoio10.png
  • logoCEA.png
  • apoio9.png
  • apoio6.png
  • logosnf.png
  • logobrot.png