Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias Gerais 2010 Setembro Ficha Limpa é Lei
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias Gerais 2010 Setembro Ficha Limpa é Lei

Ficha Limpa é Lei

Publicado em 29/09/2010 14:14

No dia seguinte à histórica sessão do STF que ao apreciar a Lei da Ficha Limpa empatou por 05 x 05, diversas organizações do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) se reuniram em uma coletiva de imprensa e lançaram uma Nota Pública.

O MCCE, composto por 48 organizações e movimentos sociais, responsável pela campanha pela aprovação da Lei Complementar nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), congratulou-se com todos os setores democráticos que apoiaram e apóiam a transparência do processo eleitoral. Estes avanços, mesmo incrementais, são importantes para a moralização das eleições nacionais.


Na coletiva o MCCE declarou que a Lei da Ficha Limpa já integra o sistema institucional brasileiro, está em vigor e sua eficácia é questão de tempo. Entre os ministros do STF está amadurecendo o entendimento de que o empate legitima a decisão do STE e do TRE, que confirmaram que a Lei da Ficha Limpa está em vigor e é plena sua eficácia.


O Inesc espera que na legislatura 2011-2015 o Congresso Nacional convoque a sociedade civil para um debate sério e aprove uma reforma política profunda que altere o processo de escolha dos candidatos, o processo eleitoral e a cultura política brasileira no sentido de resgatar o valor da política para ampliar a democracia no Brasil.
 

 

Leia a Nota Pública do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral:Voto Não Tem Preço, Tem Consequência
 

Ações do documento

Comentários (0)

Apoio Institucional
  • apoio20.png
  • apoio19.png
  • apoio18.png
  • apoio17.png
  • apoio15.png
  • apoio14.png
  • apoio13.png
  • apoio12.png
  • apoio11.png
  • apoio10.png
  • apoio9.png
  • apoio8.png
  • apoio7.png
  • apoio6.png
  • apoio5.png
  • apoio4.png
  • apoio3.png
  • apoio2.png
  • apoio1.png