Mobilização para proteger as florestas
Publicado em 09/06/2010 11:41
O PL 1876/99 – Código Florestal Brasileiro – foi apresentado há onze anos pelo deputado Sérgio Carvalho, dispondo “sobre Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal e exploração florestal” e recebeu inúmeras propostas de emendas. Desde então, uma disputa cruel entre ruralistas (e seus apoiadores: bancos, madeireiras, mineradoras, latifundiários, grileiros, entre outros) e os segmentos que advogam pela causa da sustentabilidade e proteção dos recursos naturais, está se processando. O deputado Aldo Rebelo, ex-defensor da soberania nacional, elaborou um relatório que vai de encontro a todas as propostas da sociedade civil democrática e possibilita, em nome de um suposto desenvolvimento da Amazônia, a devastação das áreas de florestas e, com elas, toda a sua rica biodiversidade.
O relatório Aldo Rebelo, deverá ser apresentado na sessão desta semana e estará sujeito a discussão e apreciação por parte do Plenário da Câmara dos Deputados.
Diversos artigos foram escritos sobre a ameaça que este projeto de lei trás embutido em seu corpo legal. Para alertar a sociedade foi criado um site na internet com fim de esclarecer as duvidas sobre o tema.
Edélcio Vigna, assessor do Inesc
SOS Florestas – O Código Florestal em perigo
A lei que protege as florestas, os rios, as montanhas, a biodiversidade e o clima do Brasil, está em perigo. Parlamentares ligados ao agronegócio estão mais uma vez se articulando para aprovar no Congresso Nacional modificações profundas no Código Florestal e em outras leis ambientais do país.
Se as propostas ruralistas forem aprovadas, haverá um grande incentivo para o avanço do desmatamento na Amazônia e no Cerrado, pois as áreas protegidas diminuirão. Também ficará impossível recuperar a Mata Atlântica, pois desaparecerá a obrigação de reflorestar as áreas excessivamente desmatadas.
Quem nunca se interessou em cumprir a lei será beneficiado. E aqueles que gastaram tempo e dinheiro para se regularizar serão mais uma vez tratados como otários. Uma das mais importantes leis de proteção aos recursos naturais brasileiros será jogada no lixo em prol de interesses particulares que, envoltos em discursos nacionalistas, só querem liberdade para poder usar e abusar de bens que são importantes para toda a coletividade.
A sociedade brasileira não pode ficar parada!
Entenda aqui o que pode acontecer se projeto dos ruralistas for aprovado, a importância do Código Florestal para o nosso dia-a-dia e outras propostas para aprimorar a lei sem jogar fora as conquistas já alcançadas.
Se você, como nós, acredita que é possível produzir alimentos e construir cidades sem acabar com os recursos naturais, junte-se a essa campanha.
Manifeste-se. Escreva e-mails aos parlamentares. Diga não ao desmatamento e à premiação da ilegalidade.
http://www.sosflorestas.com.br/























