Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias Gerais 2008 Janeiro Paz, soberania, desenvolvimento e justiça social
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias Gerais 2008 Janeiro Paz, soberania, desenvolvimento e justiça social

Paz, soberania, desenvolvimento e justiça social

Publicado em 09/01/2008 17:11

Ciranda

CUT e CMS convocam 26 de janeiro: Dia de Mobilização e Ação Global

Com a chamada "Paz, soberania , desenvolvimento e justiça social", a Central Única dos Trabalhadores está convocando o Dia de Mobilização e Ação Global, 26 de janeiro, em todo o país. Em São Paulo, na próxima sexta-feira (11), a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) - que reúne CUT, UNE, MST e Marcha Mundial de Mulheres, entre outras entidades - realizará uma reunião no Auditório da CUT Nacional, localizado na Rua Caetano Pinto, 575 - Brás (metrô Brás), às 14 horas, com o objetivo de fechar a mística/dramaturgia que será utilizada no ato de rua da capital paulista.

De acordo com o líder petroleiro Antonio Carlos Spis, representante da CUT na CMS, a escolha do dia 26 foi definida no ano passado durante o Fórum Social Mundial, em Nairóbi, no Quênia, "para demarcar campo com o encontro de Davos, na Suíca, onde a elite neoliberal se reúne". Nas últimas reuniões, tanto da sua direção como da executiva nacional, a CUT reafirmou a importância da mobilização de dirigentes e militantes para o êxito do evento. "Nós vamos às ruas em defesa da autodeterminação dos povos e da soberania nacional, contra o imperialismo e suas políticas neoliberais e neocoloniais, de guerra e pilhagem", declarou Spis.

Para a data, a Central Sindical Internacional (CSI) enviou um comunicado mundial, estimulando as entidades a centrarem sua atuação em 3 temas: Ação por trabalho decente e vida decente, contra a precarização, contra o desemprego e os baixos salários; Respeito aos direitos, contra as práticas anti-sindicais das empresas, em defesa da liberdade de organização da classe trabalhadora e pelo comércio justo nos acordos multilaterais e bilaterais.

Conforme o manifesto da CMS, no Dia de Mobilização e Ação Global, "milhões de homens e mulheres somarão forças em todo o planeta contra o neoliberalismo, a guerra, o colonialismo, o racismo e o machismo que geram violência, exploração, exclusão, pobreza, fome, desastre ambiental e negação dos direitos humanos. Mais do que nunca, temos a convicção de que a construção de um novo mundo não é apenas possível, como necessária para garantir a preservação do planeta e a própria existência da raça humana".

A solidariedade na luta antiimperialista e a defesa da integração latino-americana serão destaques da mobilização, assinalam os movimentos sociais: "No último período, assistimos a diversos ataques dos EUA e das oligarquias nacionais a iniciativas de caráter popular na América Latina, em especial na Bolívia e na Venezuela. São tentativas de impor uma integração baseada nos interesses do grande capital e de impedir qualquer esforço de superação do neoliberalismo, com graves ameaças à soberania desses países". De acordo com a CMS, "a integração latino-americana deve ter como base os interesses dos nossos povos, assumindo um caráter anti-neoliberal, com o Estado retomando o seu papel de alavancar o desenvolvimento com justiça social. Nesse sentido, o dia de ação global é uma data de solidariedade com os movimentos populares desses países na sua agenda nacional, conformando uma grande unidade para romper com a política de devastação, privatização e pilhagem das nossas riquezas!".

"De Norte a Sul do país, levantamos a bandeira em defesa das reformas agrária, urbana, tributária, política e da educação como forma de democratizar o Estado e garantir melhores condições de vida à população. Somos contra o corte de gastos públicos que afeta os investimentos sociais, e a favor da diminuição dos gastos com juros da dívida pública, que destina mais de 100 bilhões de reais por ano para apenas 20 mil famílias. Defendemos reformas para estimular a produção nacional e combater a especulação e o poder das transnacionais, valorizar o trabalho, manter direitos e ampliar conquistas; dar acesso à moradia, transporte digno, saúde e saneamento básico; fortalecer a Previdência Pública, dando amparo à velhice e perspectivas à juventude; investir na formação e qualificação das novas gerações e no domínio das novas tecnologias", sublinha o manifesto.

Os movimentos sociais também se lançam ao combate contra "todas as formas de opressão e preconceito, na defesa da igualdade de gênero e étnico-racial, da liberdade de orientação sexual e de plenos direitos para pessoas com deficiência. Lutamos pela democratização dos meios de comunicação, contra a manipulação da informação por interesses privados e pela garantia do direito à comunicação de toda a população. Para que o patrimônio do país sirva para o crescimento e o progresso do povo brasileiro, e na defesa da soberania do Brasil, lutamos pela imediata anulação do leilão de privatização da Companhia Vale do Rio Doce e exigimos o fim dos leilões das bacias de petróleo e gás".

Por isso, conclui o manifesto, "vamos às ruas dia 26, no Brasil e em todo o mundo, demonstrar o nosso compromisso com a Humanidade e a confiança no novo tempo que, com a nossa luta, vai surgir!".


Manifesto da CMS


Ações do documento

Comentários (1)

Usuário Anônimo 12/10/2010 13:49
Todo cidadão deveria exigir seus direitos; que apesar de serem constituídos por lei, estão sendo desrespeitados!
E você, esta disposto a lutar para que seus descendentes tenham justiça social e uma verdadeira Democracia?
Então vamos Redescobrir o Brasil e denunciar seus parasitas!
Falar que luta por justiça social é fácil, mas só vamos ter a confirmação de quem é quem, na hora das atitudes e dos exemplos!
Muitos dos atos, que os políticos acham secretos, não são tão secretos assim!
Precisamos entender como esta funcionando a política na Brasil, e de onde vem a miséria e a violência!
Uma pessoa, que exerce vários cargos ao mesmo tempo, todos com salários principescos, pode dizer que defende a justiça social e uma justa distribuição de renda? Quem consegue estar em dois, ou três lugares ao mesmo tempo? É o caso da Dilma, que só da Petrobras, recebe mais de um milhão por ano sem ir ao emprego!
Sabe qual cargo ela exerce? Conselheira: Só se for por telepatia!
Com tanto desemprego no País, isso é justo?
Vamos iniciar pelo descobrimento: "Quando os índios eram enganados por badulaques" e daremos seqüência, até a época em que o Rei de Portugal, que explorava este País; montou a farsa de independência, transferindo o poder para o filho D Pedro; que molhou as mãos de uns traidores e com eles, continuou explorando nossos antepassados, nossos solos e nossas riquezas!
E aqueles que se dizem nossos representantes, seguem pelo mesmo caminho, nos enganado, escravizados e ludibriando!
Desde a falsa independência, até os dias de hoje, houve muitas formas de governos; O pobre só viu progredir as promessas! E as mentiras e os cambalachos seguem a todo vapor!
Veja as mais diversificadas formas de engodos que somos obrigados a aceitar!
Existem desvios de verbas, que debilita e desacredita a educação estadual e municipal; e os políticos tiram vantagens desta situação; pois, tanto montam escolas, como tomam parte nos lucros de outras, induzindo os que têm melhor poder aquisitivo a procurar escolas particulares! Desta maneira, a maioria da população sem poder aquisitivo, continuara mal formada, e mal informada como sempre foi! Sem dizer que já vimos caso, onde superfaturaram merenda escolar e deram lixo para nossas crianças!
Esquema repugnante, imundo e nojento não é mesmo?
E esta mesma formula é usada na área de segurança publica.
Desviam-se verbas da segurança, montam-se, ou apóiam empresas de seguranças particulares!
E além de nos explorar com impostos para manterem seus salários principescos, suas mordomias e as varias aposentadorias, ainda superfaturam, desde as construções dos presídios, até os custos dos presos; informando que cada um dos presos, que estão embolados em pequenos cubículos, custa para o governo, ou seja, para o povo que paga imposto, em torno de quatro mil e quinhentos reais, mensais!
Será que eles não sabem que, uma faculdade em período integral não custa tanto?
E será que, eles acham que a cadeia é mais instrutiva que uma faculdade?
Será que, eles não sabem que no Brasil muitos pais de famílias, trabalham de sol, a sol, a troco de "quinhentos e poucos reais", que é o salário mínimo, e são obrigados a se manter e sustentar sua família com este valor tão irrisório?
Ai esta a conveniência em manter as cadeias superlotadas com as vitimas marginalizadas, deste sistema injusto, criado por uma corja corrupta e oportunista que só visa obter lucros!
E na área de saúde, os políticos tanto desviam verbas, deixando o povo em desespero em filas de INSS, como aproveitam para fazer sociedades em hospitais e planos de saúde particular, que lhes proporciona mais renda, pois com a saúde abandonada, estão induzindo o cidadão com melhor poder aquisitivo, a pagar plano da saúde particular!
Sem contar que continuam nos cobrando taxas de IPVA, e muitos outros impostos, para construir e melhorar as estradas! Mas acontece que; depois de construir tais estradas superfaturadas com nossos impostos, eles, os políticos as privatizam e as vendem a preço de banana, se favorecendo, ou favorecendo seus amiguinhos, ou seus familiares; e este povo simplório e desinformado, é obrigado a pagar absurdos, para rodar nas mesmas estradas, que foram construídas com seus impostos!
E é muito estranho, nunca ter verbas para dar o aumento garantido pela lei aos aposentados: Lei que é bem clara; quando cita que; > cada aposentado deve receber de acordo com sua contribuição! Sinal que não temos justiça, pois a lei, não vem sendo cumprida ou respeitada!
E os desfalques, a corrupção, e a injusta distribuição de renda, além de deixar a população sem opção de vida digna, ainda é a maior responsável pelo aumento da criminalidade, da violência e injustiça social!
No final, o pobre é quem mais paga imposto no Brasil; pois paga; e não debita o que gasta, do imposto de renda!
E para aumentar minha revolta, eu ajudei a eleger mais um salvador da pátria, que criticava os corruptos e ladrões, e se dizia defensor de uma justa distribuição de renda! Mas aconteceu; que depois de eleito, tanto ele se tornou milionário, como tornou seus amiguinhos e seus familiares, gênios, empresários, fazendeiros, bilionários da noite para o dia! Tornou-se defensor daqueles que ele mesmo, antes tanto criticava, e com eles, passou a comer caviar e beber champanhe importado, a ponto de urinar nas calças!
E devido ao interesse, em assumir cargos na ONU, passou a doar o sangue e suor dos trabalhadores e dos oprimidos, até aos países de primeiro mundo.
E as verbas que deveriam ser usadas para incentivo a cultura estão sendo usadas na publicação de livros e filmes para promover e jogar confetes naqueles que se julgam semideuses! Enquanto a verdadeira educação e cultura permanecem sucateadas e abandonadas e por falta de verbas!
E com intuito de se perpetuar no poder, usa dinheiro dos cofres públicos para fazer campanha, e ter um substituto (a), que esconda suas imundices e enriquecimentos ilícitos!

Sem contar que os governantes, que se dizem defensores da justiça social, montam ou estão a par dos esquemas mirabolantes com concursos públicos, onde a população paga para fazer inscrição, e mesmo sendo aprovado, o cidadão que tiver uma restrição seja no SERASA ou SPC não poderá assumir o cargo, que é seu por direito; enquanto políticos corruptos, com varias restrições e até processos criminais, se candidatam a cargos públicos e recebem verbas dos cofres públicos; verbas que é imposto deste mesmo cidadão com restrição; que foi barrado de assumir um cargo que é seu, por não ter conseguir pagar suas dividas!
Será que barrando o cidadão que esta com restrição, de trabalhar e ganhar eu sustento honestamente, estão facilitando para que este cidadão honre seus compromissos? Isso é Justiça?
Sem deixar de citar, que a maioria dos concursos se transformaram, em mais uma forma de arrecadação leonina!
Onde o cidadão paga para participar de concurso, estuda, faz sacrifício para concorrer a uma vaga; e em muitos casos, não tem nem acesso ao resultado das provas! E às vezes vê o concurso ser cancelado, mas também não lhe dão satisfação, e nem devolvem seu dinheiro! Fato ocorrido, em concurso da Petrobras!
E não venha dizer, que o povo é dono do petróleo; pois o cidadão de Países vizinhos, onde nem um poço de petróleo tem, está comprando combustível puro pela metade do valor que pagamos por um combustível adulterado, o mesmo acontece com o gás de cozinha, que é gênero de primeira necessidade!

A maior verdade é que: Enquanto existir a lei de imunidade parlamentar; os políticos tiverem direito a tantas mordomias; exercerem vários cargos ao mesmo tempo; terem muitas aposentadorias com salários principescos, o povo continuara sendo enganado e na miséria!
Pois não é justo poucos ganharem muito sem fazer nada, enquanto a maior parte da população continua sobrevivendo de misérias, ou desempregados dependentes de esmolas, sem dignidade presos em currais eleitorais!
Na verdade somos obrigados a conviver e confiar em gente hipócrita, mentirosa, oportunista e mesquinha, que manipula, compra, forja e distorce todos os tipos de pesquisas para se idolatrarem; pouco, ou nada se importando com a Pátria, ou, com seu semelhante!
Se não fosse desta maneira, há muito seriamos o País mais rico do planeta, em todos os sentidos!
A luta por justiça continua! Afinal não foi por este tipo de Democracia que Lutamos!
E ainda tem quem fala em projetos felicidades, neste país de miseráveis!
Fala sério…! "Vamos ser realistas"
Só pode ser inocência e simplicidade, ou muita demagogia e hipocrisia!
Meus caros conterrâneos eleitores: Antes de votar e dar seu voto de confiança; análise se seu candidato exerce vários cargos com salários principescos ao mesmo tempo; se vem desfrutando de mordomias as suas custas, se tem varias aposentadorias; ou se fez algum projeto para defender seus direitos!
Defenda seus direitos: Não vote em qualquer um! Pesquise! Ou continue sendo igual aos índios, que foram embromados por conversas fiadas e badulaques!
Agora; É CONTIGO
Autor independente: janciron
Apoio Institucional
  • apoio20.png
  • apoio19.png
  • apoio18.png
  • apoio17.png
  • apoio15.png
  • apoio14.png
  • apoio13.png
  • apoio12.png
  • apoio11.png
  • apoio10.png
  • apoio9.png
  • apoio8.png
  • apoio7.png
  • apoio6.png
  • apoio5.png
  • apoio4.png
  • apoio3.png
  • apoio2.png
  • apoio1.png