Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias Gerais 2007 Setembro Mercosul poderá ter fundo para educação fundamental
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias Gerais 2007 Setembro Mercosul poderá ter fundo para educação fundamental

Mercosul poderá ter fundo para educação fundamental

Publicado em 27/11/2006 16:53

Agência Senado

Agência Senado

[Foto: senadora Marisa Serrano (PSDB-MS)]

Indicada pela delegação brasileira para a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esportes do Parlamento do Mercosul, nesta terça-feira (4), a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) pretende colocar em pauta o debate sobre a criação de um fundo especial do bloco destinado a financiar a educação fundamental.

Marisa Serrano já solicitou aos integrantes argentinos da comissão a realização de um estudo sobre a proposta de criação do fundo, que seria inspirado no mecanismo brasileiro de estímulo à educação básica e no Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). Com o objetivo de combater desigualdades regionais, o Focem destinará a maior parte de seus recursos aos sócios menores do bloco, Paraguai e Uruguai.

Os parlamentares uruguaios que integram a comissão também vão analisar, a pedido da senadora, propostas de integração cultural já elaboradas pelo Parlamento Cultural do Mercosul (Parcum), do qual ela foi presidente de 2000 a 2002. Na sua opinião, a comissão que presidirá poderá ajudar a aproximar o bloco dos cidadãos.

- Não acredito em uma integração que seja apenas econômica. É importante que as pessoas vejam não apenas o que separa os países, como a crise entre Argentina e Uruguai sobre as papeleras, mas também o que as une, como a cultura - disse Marisa Serrano, logo após o encerramento, em Montevidéu, da quinta sessão ordinária do Parlamento do Mercosul.

Indicado para a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos, Financeiros, Comerciais, Fiscais e Monetários, o deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS) afirmou que passarão pela comissão temas que representam "a essência e o coração da integração". Por isso, previu, os integrantes do colegiado deverão firmar um "compromisso coletivo pela superação de problemas da integração".

A disputa entre Argentina e Uruguai a respeito dos efeitos ambientais da instalação de fábricas de celulose em território uruguaio será analisada pela Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo. A comissão será presidida pelo deputado José Paulo Tóffano (PV-SP), que pretende buscar dados mais isentos sobre o conflito, antes de promover o debate sobre o tema. A seu ver, ainda existe uma grande "carga de paixão" nos dois países envolvidos no conflito.

Marcos Magalhães / Agência Senado

Ações do documento

Comentários (0)

Apoio Institucional
  • apoio20.png
  • apoio19.png
  • apoio18.png
  • apoio17.png
  • apoio15.png
  • apoio14.png
  • apoio13.png
  • apoio12.png
  • apoio11.png
  • apoio10.png
  • apoio9.png
  • apoio8.png
  • apoio7.png
  • apoio6.png
  • apoio5.png
  • apoio4.png
  • apoio3.png
  • apoio2.png
  • apoio1.png