Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias Gerais 2007 Agosto Lula quer acordo comercial entre América Central e Mercosul
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias Gerais 2007 Agosto Lula quer acordo comercial entre América Central e Mercosul

Lula quer acordo comercial entre América Central e Mercosul

Publicado em 27/11/2006 16:53

Reuters

TEGUCIGALPA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira em sua visita a Honduras a necessidade de um Tratado de Livre-Comércio entre a América Central e o Mercosul para um intercâmbio mais igualitário entre os países latino-americanos.

O Mercosul é integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e tem o Chile e a Bolívia como membros associados. Está em trâmite o ingresso do México e da Venezuela.

Já os países de América Central, salvo o Panamá, compõe, há um ano, um tratado com os Estados Unidos, que também inclui a República Dominicana.

"Devemos ter como objetivo no horizonte próximo o lançamento de negociações para um Tratado de Livre-Comércio entre o Sica (Sistema de Integração Centro-americano) e o Mercosul", disse Lula em discurso após reunião com o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, na sede do governo.

Lula realiza visitas que começaram no domingo no México e que incluem ainda Nicarágua, Jamaica e Panamá.

O presidente brasileiro assegurou que um acordo entre a América Central e o Mercosul "respeitaria as assimetrias" entre as economias das duas regiões.

Lula assinou com Zelaya um acordo de cooperação técnica para produção e uso de etanol, utilizado sozinho ou combinado com gasolina. O governo hondurenho pretende impulsionar a fabricação do combustível, que o Brasil conhece há 30 anos.

"O Brasil está totalmente disposto a cooperar com Honduras seja no setor de etanol, seja no de biodiesel", afirmou Lula, cujo foco da viagem é exatamente o intercâmbio no setor de biocombustíveis.

Honduras, como outros países da América Central, foi afetada pelos altos preços do petróleo e já desenvolve um projeto para a produção de etanol à base de cana-de-açúcar e outro para produzir biodiesel à base de palma africana.

(Por Gustavo Palencia)

Ações do documento

Comentários (0)

Apoio Institucional
  • apoio20.png
  • apoio19.png
  • apoio18.png
  • apoio17.png
  • apoio15.png
  • apoio14.png
  • apoio13.png
  • apoio12.png
  • apoio11.png
  • apoio10.png
  • apoio9.png
  • apoio8.png
  • apoio7.png
  • apoio6.png
  • apoio5.png
  • apoio4.png
  • apoio3.png
  • apoio2.png
  • apoio1.png