IBGE eleva estimativa de safra de grãos em 1% para 130,7 mi t
Publicado em 27/11/2006 16:53
Por Inaê Riveras
SÃO PAULO (Reuters) - A safra brasileira de grãos 2006/07 deverá atingir 130,7 milhões de toneladas, 1 por cento superior à prevista em fevereiro (129,4 milhões de toneladas), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira.
O volume supera em 11,8 por cento o registrado na temporada anterior, de 117 milhões de toneladas, embora a área plantada este ano tenha crescido apenas 0,2 por cento, para 45,6 milhões de hectares, segundo o instituto.
"O ganho em torno de 1,3 milhão de toneladas entre as informações de fevereiro e março é resultado das culturas do milho segunda safra no Paraná e da soja no Rio Grande do Sul", declarou o IBGE, ao divulgar sua terceira estimativa para a temporada.
A expectativa é de uma safra paranaense de milho safrinha de 5,5 milhões de toneladas (ante 4,8 milhões em fevereiro) e de uma colheita de 9,2 milhões de toneladas de soja no Rio Grande do Sul (contra 8,5 milhões na previsão de fevereiro).
O IBGE informou ainda que a colheita está avançando nas principais regiões produtoras do país e que as condições climáticas vêm favorecendo o desenvolvimento das culturas que ainda estão no campo, principalmente o milho de segunda safra, que apresenta aumento de 17,9 por cento na área plantada e de 24,6 por cento na produção esperada, de 14 milhões de toneladas, ante 2005/06.























