Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Inesc 2018 Março A escola é nossa: livre, diversa e colorida!
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Inesc 2018 Março A escola é nossa: livre, diversa e colorida!

A escola é nossa: livre, diversa e colorida!

Publicado em 12/03/2018 17:15

Para combater as violências nas escolas, encontro promovido pelo Inesc debateu sexualidade, gênero, racismo e religiosidades.
A escola é nossa: livre, diversa e colorida!

A escola é nossa: livre, diversa e colorida

Diante do projeto de lei conhecido como “Escola sem partido”, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) promoveu o encontro “A escola é nossa: livre, diversa e colorida”, construído com adolescentes de diferentes regiões do Distrito Federal. A atividade, que aconteceu em dezembro de 2017, reuniu cerca de 70 crianças e adolescentes da Estrutural, Itapoã, Paranoá e Santa Maria (cidades do DF).

Com o objetivo de analisar as principais ideias que pautam a "Lei da Mordaça" (como o projeto ‘Escola sem Partido’ também é conhecido) e discutir sobre que escola desejam, as e os adolescentes trabalharam temas como sexualidade, gênero, religiosidade, raça/cor e liberdade de expressão, a partir de uma metodologia que combina arte, leituras e debate. Em linhas gerais, o projeto Escola sem Partido, arquivado logo após o encontro, no dia 14 de dezembro de 2017, pedia restrições ao que é tratado nas salas de aula, defendendo uma suposta “neutralização escolar”.

>>> Leia Também: Livro desmistifica suposta neutralidade do movimento Escola sem Partido

Para Márcia Acioli, assessora política do Inesc,não é possível falar de educação de qualidade sem escutar o que os e as estudantes entendem e desejam como a experiência mais presente em suas vidas: a escola”, defendeu. Segundo a educadora, o avanço da ideia de uma escola sem debate, ameaça uma concepção mais abrangente de educação de qualidade, democrática e transformadora.

A atividade fez parte do projeto Onda: Adolescentes em Movimento pelos Direitos, que tem como prática organizar um debate anual e coletivo sobre educação de qualidade como direito, reunindo crianças e adolescentes de todas as escolas que participam do projeto, inclusive uma escola da socioeducação.

Os debates foram registrados em uma série de vídeos curtos com a participação das e dos adolescentes. Confira!

Gênero e Sexualidade

Diversidade Racial

Ações do documento

Comentários (0)

Apoio Institucional
  • apoio18.png
  • apoio19.png
  • apoio13.png
  • apoio10.png
  • logoCEA.png
  • apoio9.png
  • apoio6.png
  • logosnf.png
  • logobrot.png