Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Inesc 2017 Julho Maior festival de mulheres negras da América Latina promove 'esquenta' na Cidade Estrutural
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Inesc 2017 Julho Maior festival de mulheres negras da América Latina promove 'esquenta' na Cidade Estrutural

Maior festival de mulheres negras da América Latina promove 'esquenta' na Cidade Estrutural

Publicado em 24/07/2017 12:45

Evento desta terça-feira (25/7) celebrará o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com atividades culturais, roda de conversa e exposição no Coletivo da Cidade, parceiro do Inesc.

O Festival Latinidades, maior evento de mulheres negras da América Latina, promove nesta terça-feira (25/7) um 'esquenta' na Cidade Estrutural com uma extensa programação para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Fruto da parceria entre o Festival, Oxfam, Inesc, Coletivo da Cidade, Ação Educativa, Criola, Fase, Ibase e Instituto Pólis, o Esquenta Latinidades levará apresentações artísticas, exposição, discotecagem, sarau, atividades infantis e roda de conversa sobre igualdade de gênero e raça às mulheres da Estrutural e adjascências, que nem sempre têm condições de participarem de eventos e atividades realizadas no Plano Piloto de Brasília.

As atividades do Esquenta começam às 15 horas e vão até às 19h no Coletivo da Cidade, que atende crianças e adolescentes e atua como importante espaço de convivência comunitária e capacitação profissional para os moradores da Estrutural.

O Festival Latinidades, que está completando 10 anos de atividades, começa na quinta-feira (27/7) com programação no Museu Nacional e Funarte, e em outros pontos da capital. O tema deste ano é "Horizontes de liberdade: afrofuturismo nas asas da Sankofa. O festival promoverá encontros que dão visibilidade à produção artística, cultural, política e intelectual de mulheres negras pelo mundo. Veja a programação completa aqui.

A programação tem início na Estrutural com uma roda de conversa com mulheres que atuam na luta pela igualdade de gênero e raça: Dyarley Viana, assessora do Inesc; Joyce Fernandes, cantora, turbanista, professora de História e idealizadora da página Eu, Empregada Doméstica; Lúcia Xavier, coordenadora geral da ONG Criola; e Martinha do Coco, uma das vozes culturais mais fortes do DF e entorno - ela fará uma apresentação depois para os presentes.

A programação conta ainda com a intervenção artística da Cia Bisquetes, companhia de teatro da Cidade Estrutural e a primeira de Brasília composta por gays, lésbicas e transexuais negras.

Outro destaque da programação será o sarau “O futuro em nossas mãos” que contará com a participação do Hub das Pretas, coletivo que atua para construir referências boas para outras mulheres e meninas negras.

Confira abaixo a programação completa:

15h - Recepção, credenciamento, lista de presença.
- Discotecagem com Selektha Joy
- Abertura da Exposição "A Cidade é feminina”.
- Espaço Erezinho

15h30 - Intervenção - Cia Bisquetes

15h40 - Papo Preto Periférico – “Conhecer o passado é fortalecer o presente e garantir o futuro”.
- Dyarley Viana (Inesc)
- Joyce Fernandes / Preta Rara (Cantora, militante, turbanista e professora de História)
- Lúcia Xavier (Coordenadora Geral de Criola)
- Martinha do Coco (Cantora)

17h20 - Discotecagem – Selektha Joy + Mc’s Helen Nzinga e Lidia Dallet.

17h40 - Martinha do Coco

18h30 às 19h - Sarau – “O futuro em nossas mãos” - Hub das Pretas

Serviço:

Esquenta Latinidades - roda de conversa, sarau, apresentação artística, exposição e discotecagem.
Local: Coletivo da Cidade - Estrutural -  Q: 3, Conj 11, Área Especial 2 Cidade Estrutural, DF
Horário: das 15 às 19 horas

Leia também:

Evento Latinidades tem prévia nesta terça-feira

Vamos falar sobre Gênero, Raça e Etnia?

Se interessou pelo tema? Inscreva-se para receber nosso boletim por email!

Ações do documento
Apoio Institucional
  • apoio18.png
  • apoio19.png
  • apoio13.png
  • apoio10.png
  • logoCEA.png
  • apoio9.png
  • apoio6.png
  • logosnf.png
  • logobrot.png