Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Inesc 2017 Abril Jovens da Cidade Estrutural produzem fotonovela para discutir direitos da mulher
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Inesc 2017 Abril Jovens da Cidade Estrutural produzem fotonovela para discutir direitos da mulher

Jovens da Cidade Estrutural produzem fotonovela para discutir direitos da mulher

Publicado em 12/04/2017 13:05

Toda a produção foi feita pelas crianças e adolescentes do Coletivo da Cidade que moram na Cidade Estrutural, em Brasília.

A galerinha do Coletivo da Cidade encontrou uma maneira bem interessante pra discutir e problematizar situações cotidianas de violência entre os jovens da Cidade Estrutural. A partir das oficinas de educomunicação realizadas na comunidade, eles decidiram produzir uma fotonovela, tomando a frente de todo o processo - da escolha da linguagem à criação da narrativa e figurinos, passando pela direção, montagem dos cenários e registro fotográfico.

"Mais importante do que o produto em si são os processos durante a produção, a discussão sobre os direitos, como os das mulheres", explica Diego Mendonça, educomunicador que trabalha com o projeto Observatório da Criança e do Adolescente (OCA) na Cidade Estrutural, em Brasília, e que deu apoio à atividade de produção da fotonovela 'Maria'.

"As situações retratadas na fotonovela são comuns na vida dos adolescentes do projeto e a fotonovela problematiza essas situações e ideias, buscando sempre caminhos que construam pontes para ações emancipatórias e de protagonismo na comunidade."

O resultado final da fotonovela é forte mas ao mesmo tempo lúdico, contribuindo para fortalecer a discussão sobre os direitos de cada um e também o protagonismo de quem vive no seu cotidiano as questões levantadas.

Na história criada pelos jovens, uma mulher sofre violência doméstica por parte do marido e um dia fica sabendo de seus direitos. Resolve então se separar e denunciar todos os abusos que sofreu. Confira abaixo:


Créditos da Fotonovela:

Roteiro: Davi Alves, Raquel Sousa, Wesley Matheus e Willian Batista;

Figurino: Grazielly Damasceno, Igor Francisco, Iago Rickelme, Nágylla Nayhara e Willian Batista;

Elenco: Juliana Teixeira, Laís Jesus, Nágylla Nayhara, Pablo Souza e Samara dos Santos;

Direção: Davi Alves, Iago Rickelme, Juliana Teixeira e Willian Batista;

Fotografia: Davi Alves, Iago Rickelme, Nathilon Nathan e Grazielly Damasceno;

Educadores: Diego Mendonça e Fátima Lopes – Educom OCA/Coletivo da cidade.

Ações do documento
Apoio Institucional
  • apoio18.png
  • apoio19.png
  • apoio13.png
  • apoio10.png
  • logoCEA.png
  • apoio9.png
  • apoio6.png
  • logosnf.png
  • logobrot.png