Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Inesc 2014 Outubro
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Inesc 2014 Outubro

Outubro

Candidatos aderem à Carta Compromisso elaborada por movimentos sociais
A Carta explicita as demandas voltadas às agendas sociais nas áreas da cultura, comunicação, direitos humanos, educação, meio ambiente, criança e adolescente, mulher entre outras.
Jovens do DF participaram na sede da ONU de debate sobre inclusão escolar
Dois integrantes do projeto "Onda: adolescentes em movimento pelos direitos" fizeram parte das discussões de evento paralelo à agenda da Assembleia da ONU. O evento foi organizado pelo UNICEF e teve o objetivo de anunciar os principais resultados do estudo sobre exclusão escolar de adolescentes de 15 a 17 anos realizado no Brasil, Indonésia, México e Turquia.
'Parece que junho de 2013 não aconteceu', diz especialista
Após virada conservadora nas eleições, diretor do Inesc, José Antonio Moroni, teme estagnação da luta por direitos com ascensão conservadora no Congresso e vê mobilização como essencial para avançar nas pautas sociais.
Inesc participa de Seminário sobre Comunicação e Educação
O Instituto irá apresentar projeto que foi desenvolvido em quatro escolas do DF. O projeto contou com oficinas de formação sobre direitos humanos e realização de pesquisa sobre educação de qualidade. Os próprios jovens entrevistaram estudantes, funcionários e educadores das suas escolas
Quais são as novas forças políticas do Congresso Nacional?
José Antonio Moroni, membro do colegiado de gestão do Inesc, participa do programa "Expressão Nacional", que tratou da nova composição do legislativo.
Eleições 2014: Congresso Nacional permanecerá desigual nos próximos 4 anos
Os resultados do 1º turno das Eleições 2014 demonstram que o Brasil não avançou na equidade e representatividade na política. Negros(as), mulheres, indígenas e jovens continuarão sub-representados nos próximos 4 anos no Congresso Nacional.
Dilma recebe resultado do Plebiscito por uma Constituinte do Sistema Político
Representantes de inúmeras entidades e movimentos entregaram resultados do plebiscito para Dilma nessa segunda-feira. Hoje, 14/10, será a vez de audiências oficiais de entrega do resultado na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Supremo Tribunal Federal (STF).
Movimentos sociais apresentam plataforma política para debate no processo eleitoral
Em documento, movimentos afirmam que os processos eleitorais discutem menos política e se tornaram estratégias de marketing que vendem os candidatos como mercadorias.
Campanha pela Constituinte entrega votos ao legislativo e judiciário
Na tarde dessa terça-feira (14), mais de 700 militantes se reuniram na praça dos três poderes para a entrega oficial do resultado do Plebiscito Popular ao Legislativo e Judiciário. O ato faz parte da 5ª Plenária Nacional do Plebiscito Constituinte que reúne na capital, até essa quinta-feira, 800 militantes de todo o país.
Deputados aprovam emenda que isenta Terras Quilombolas do ITR
Leia a carta assinada pelas organizações que sensibilizaram parlamentares aliados para o problema e reivindicaram urgência na solução.
As eleições, o orçamento e a Redução da Idade Penal
Cleomar Manhas, assessora política do Inesc, aborda os graves retrocessos de direitos, entre eles, a proposta de redução da idade penal que foi amplamente divulgada por porta-vozes de políticas conservadoras durante as eleições.
Entidades repudiam propostas eleitorais de redução da maioridade penal
Entidades repudiam essa e outras questões que pactuem com o retrocesso dos direitos relacionados à criança e ao adolescente estejam sendo pautados no debate eleitoral.
Pesquisa aponta violências policial e sexual como as mais preocupantes para a juventude
Adolescentes do projeto "Onda: adolescentes em movimento pelos direitos humanos”, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), divulgam pesquisa sobre a violência em Estrutural, cidade satélite de Brasília, que identifica as violências e a falta de políticas públicas sofridas pela população local.
Descaminhos percorridos da Rio 92 à agenda pós-2015
Os que comandam hoje o nosso mundo são o Fórum Econômico Mundial, a OMC, as instituições financeiras internacionais, tendo tanto os Estados nacionais como a ONU capturados pelos interesses dessas.
Para filósofo, 'governabilidade' de Dilma depende de diálogo com população
José Antonio Moroni entende que presidenta deve dar respostas rápidas a demandas apresentadas por setores da sociedade durante a campanha. Para ele, se petista depender do Congresso estará 'perdida'.
Abertas inscrições para o Fórum Brasil de Comunicação Pública
Evento será realizado nos dias 13 e 14 de novembro, na Câmara dos Deputados. Inscrições podem ser feitas online.
Na contramão da sociedade civil, oposição derruba Política de Participação Social
Derrubada do decreto de Dilma que fortalecia atuação dos conselhos populares na administração pública contou com apoio de partidos da base aliada, como PMDB, PP e PSD – apenas PT, PCdoB e PSOL defenderam a manutenção. Tema agora vai ser discutido no Senado.
Senadores aprovam emenda que isenta Terras Quilombolas do Imposto Territorial Rural (ITR)
A matéria segue agora para a sanção da presidente Dilma Rousseff.
Ações do documento
Apoio Institucional
  • apoio18.png
  • apoio19.png
  • apoio13.png
  • apoio10.png
  • logoCEA.png
  • apoio9.png
  • apoio6.png
  • logosnf.png
  • logobrot.png