Vídeo mostra a apresentação da metodologia do Inesc na Holanda
Publicado em 23/09/2011 15:54
23 de setembro de 2011
Na última semana, foi lançado na Holanda um vídeo relatando a visita do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) na cidade de Amsterdã e o estabelecimento de parceria com organizações holandesas em torno do monitoramento do orçamento público.
Durante o encontro, realizado em junho de 2011, o Inesc apresentou a metodologia de controle orçamentário desenvolvida pelo próprio Instituto, chamada Orçamento e Direitos Humanos. Essa é a primeira vez que a organização foi convidada para estabelecer uma parceria com organizações comunitárias européias, mas já tem estabelecido parcerias em torno do monitoramento do orçamento em países na África e América Latina. O trabalho foi apresentando por Iara Pietricovsky e Atila Roque, membros do colegiado do Inesc; e pelo assessor político da Instituição, Alexandre Ciconello.
Ao todo, o vídeo tem nove minutos e treze segundos que revelam o andamento da parceria e demonstra, em linhas gerais, a metodologia apresentada. Marjan Delzenne, membro da organização holandesa She Moves, parceira do Inesc diz que: “Nós vamos implementar o monitoramento do orçamento em Amsterdã. Isto significa que quem nunca falou sobre os gastos do governo pode se juntar na discussão e ser um interveniente sério nessa mesma discussão”.
Iniciativa em processo
Atualmente, o Inesc e as organizações holandesas preparam um programa-piloto de monitoramento do orçamento para ser instalado em 2012 no bairro de Indish Buurt, localizado na região leste de Amsterdã. Em novembro, uma delegação holandesa vem ao Brasil para dar encaminhamento à iniciativa.
Clique para ver o vídeo legendado em português
Saiba mais
A metodologia desenvolvida pelo Inesc analisa todos os princípios e tratados internacionais, a constituição e leis que vigoram em um país para verificar se o governo, nas esferas municipal, estadual e federal, destina verbas para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a todos os direitos previstos como educação, saúde, lazer e cultura.





















