Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Inesc 2010 Outubro
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Inesc 2010 Outubro

Outubro

Sobrevivência da velha Bancada Ruralista é de 51,2%

Sobrevivência da velha Bancada Ruralista é de 51,2%

O Inesc utiliza como metodologia de identificação da Bancada Ruralista a principal fonte de renda e a auto-definição publicada na Bibliografia da Câmara dos Deputados. A Bancada Ruralista da legislatura 2006/2011 era composta inicialmente de 117 deputados, mas por diversos motivos (cassação, renuncia, novos cargos e falecimento) seis (6) deles foram impedidos de concorrer. Assim, entre estes 111 restantes , 60 conseguiram se reeleger (54,1%) e 51 (45,9%) não retornarão à Câmara dos Deputados por motivos diversos: 31 foram derrotados nas urnas e 20 optaram por não se candidatar. No computo final, portanto, 60 parlamentares da composição inicial de 117 (ou 51,2%) formarão a base para a construção da próxima Bancada Ruralista, já que novos parlamentares serão agregados ao bloco.

Leia mais…

Eleições 2010: Aposta no Obscurantismo

Eleições 2010: Aposta no Obscurantismo

A campanha presidencial desandou neste segundo turno por um caminho de alto risco para o futuro da democracia e da política no Brasil. Ao colocar o tema do aborto na agenda eleitoral, pelas vias de um fundamentalismo religioso retrógado e agressivo às mulheres, a candidatura de José Serra fez o debate pender para as chamadas “batalhas culturais” que caracterizam, por exemplo, a vida política recente nos Estados Unidos.

Leia mais…

Eleição não é profissão de fé

Eleição não é profissão de fé

A trajetória de trinta e um anos de luta pela radicalização da democracia e defesa dos direitos e da cidadania exige que o INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos se posicione sobre os acontecimentos que tem marcado o segundo turno das eleições para presidente da república. Além de ser uma campanha que mais parece uma guerra, dá sinais de retrocesso no processo da frágil democracia conquistada a duras penas pela maioria da sociedade brasileira.

Leia mais…

Gastos para efetivar direitos crescem na 'era Lula'

Gastos para efetivar direitos crescem na 'era Lula'

Artigo do Inesc mostra que gastos das secretarias de Direitos Humanos, Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial tiveram crescimento, nesta mesma ordem, de 312,2%, 1.342,3% e 19,4% com relação aos seus orçamentos no início da'era Lula'. O mesmo aconteceu com o gasto do Ministério de Desenvolvimento Social, que teve aumento de 35% sobre 2003.

Leia mais…

Ações do documento
Apoio Institucional
  • apoio18.png
  • apoio19.png
  • apoio13.png
  • apoio10.png
  • logoCEA.png
  • apoio9.png
  • apoio6.png
  • logosnf.png
  • logobrot.png