Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Inesc 2009 Outubro
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Inesc 2009 Outubro

Outubro

Sociedade civil entrega propostas ao relator do PLOA 2010

Sociedade civil entrega propostas ao relator do PLOA 2010

Em café da manhã promovido na Câmara dos Deputados, O Fórum Brasil do Orçamento (FBO) entregou ao Deputado Geraldo Magela (PT-DF), relator do orçamento, estudo sobre o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2010 que tramita no Congresso Nacional. O Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) também apresentou análises sobre os grandes números do PLOA 2010, a segurança pública e a reforma agrária. O Fórum Brasil do Orçamento (FBO) é uma “articulação composta por 57 entidades da sociedade civil e que defende a transparência do orçamento público, a participação popular nos espaços de poder e prioridade orçamentária para as políticas sociais”, disse Sarah Reis, assessora do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), fazendo a abertura do evento e falando pelas entidades do fórum.

Leia mais…

Audiência Pública reúne sociedade civil e parlamento para discutir políticas para a infância

Audiência Pública reúne sociedade civil e parlamento para discutir políticas para a infância

Foi realizada hoje (15/10) pela manhã a Audiência Pública “20 Anos de Direitos de Crianças e Adolescentes”. O evento reuniu parlamentares, conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e sociedade civil, com especial participação dos/as jovens, para discutir os desafios existentes na garantia dos direitos de meninos e meninas. Jéssica Cordeiro, Santiago e Pedro Torres, adolescentes representando o Projeto ONDA - Protagonismo e Direitos, desenvolvido pelo INESC com apoio da KNH, reivindicaram o direito à cidadania, bem como ao protagonismo de suas ações, e se manifestaram contrários às medidas que violem seus direitos, como toque de recolher e a redução da idade penal.

Leia mais…

Especialistas avaliam políticas de educação e saúde

Especialistas avaliam políticas de educação e saúde

O debate em torno da regulamentação da propaganda dirigida a crianças e adolescentes abriu o segundo dia de atividades do Seminário 20 Anos de Direitos de Crianças e Adolescentes. “A gente não pode negar que nos dias de hoje existe uma educação informal controlada pela mídia”, afirmou Laís Fontenele, representante da Fundação Alana, para alertar sobre a necessidade de regulamentação das propagandas destinadas especificamente a crianças e adolescentes. De acordo com a especialista, as crianças têm passado mais tempo diante da televisão do que na escola e no convívio com seus familiares. Laís destacou também as conseqüências que o incentivo ao consumo não-consciente pode trazer à criança, como obesidade infantil, dificuldade de socialização, erotização precoce e incentivo ao uso de álcool e tabaco.

Leia mais…

Os Sinais da Natureza

Os Sinais da Natureza

Este vídeo é fruto de duas oficinas realizadas pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) nas cidades de Belém (Para) e Recife (Pernambuco), nos meses de junho e julho de 2009. Ali foram debatidas as causas e as possíveis conseqüências do processo de mudanças climáticas por que passa o planeta.

Leia mais…

Seminário aponta necessidade de defesa de direitos

Seminário aponta necessidade de defesa de direitos

O Seminário 20 Anos de Direitos de Crianças e Adolescentes foi encerrado com a presença de aproximadamente 150 pessoas, que acompanharam durante dois dias as discussões acerca das políticas públicas destinadas a meninos e meninas. O evento oportunizou a análise dos 20 anos da Convenção Sobre os Direitos da Criança e dos 19 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Todos os palestrantes foram unânimes ao afirmarem que, sem sombra de dúvidas, houve inúmeros avanços na defesa dos direitos infanto-juvenis. Entretanto, tais avanços não podem gerar comodismo, pois, como bem lembrou Maria de Salete, representante do Unicef, enquanto houver uma única criança fora da escola, não teremos a universalização. O exemplo serve para todas as outras políticas sociais, ou seja, enquanto existirem crianças sem acesso à alimentação, à escola, à cultura, ao esporte, ao lazer e ao protagonismo, os esforços não podem cessar.

Leia mais…

Avanços e limites para radicalização da democracia

Avanços e limites para radicalização da democracia

Uma das regiões do mundo com maior grau de transformações político-institucionais nos últimos anos, a América Latina é o objeto de análise da publicação "Sociedade Civil e Novas Institucionalidades Democráticas na América Latina, organizada por Lizandra Serafim, pesquisadora associada do Instituto Pólis, e por José Antonio Moroni, diretor do Inesc.

Leia mais…

Pontos de Cultura nos países do Mercosul

Pontos de Cultura nos países do Mercosul

Nos dias 04 e 05 de novembro será realizado em Buenos Aires o Seminário Latinoamericano "Arte, Cultura e Democracia Participativa" com o objetivo de divulgar o projeto de regionalização latinoamericana do programa "Pontos de Cultura".

Leia mais…

Ações do documento
Apoio Institucional
  • apoio18.png
  • apoio19.png
  • apoio13.png
  • apoio10.png
  • logoCEA.png
  • apoio9.png
  • apoio6.png
  • logosnf.png
  • logobrot.png