Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Inesc 2009 Dezembro Conferência teve votações tranquilas e com poucas divergências
Você está aqui: Página Inicial Notícias Notícias do Inesc 2009 Dezembro Conferência teve votações tranquilas e com poucas divergências

Conferência teve votações tranquilas e com poucas divergências

Publicado em 10/12/2009 17:42

Os participantes da 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente finalizaram o texto final com as propostas que estabelecem as diretrizes que compõem o Plano Decenal de políticas públicas para crianças de adolescentes. Após a leitura dos itens previamente aprovados nas mini-plenárias, o espaço foi aberto para a discussão e votação dos quatro itens que não tiveram consenso.
Conferência teve votações tranquilas e com poucas divergências

Foto: Leonardo Prado

Destes, três eram do eixo 3 (Fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos) e um do eixo 4 (Participação de Crianças e Adolescentes em Espaços de Construção da Cidadania).

A maior polêmica girou em torno do item 36, do eixo 3, em que houve a sugestão de se incluir na redação a instituição de “secretarias nacionais, estaduais e municipais dos direitos das crianças e dos adolescentes”, o que não foi aceito. Alguns adolescentes, inconformados com a decisão, exigiam nova votação para a questão. Entretanto, sob protesto da maioria dos delegados e a pedido da mesa, os manifestantes se acalmaram, cessaram os protestos e permitiram a retomada das votações da Plenária. As demais propostas foram aprovadas com pequenas alterações e sem maiores conflitos.

Apesar da polêmica, o conselheiro do Conanda, Carlos Eduardo Nery Paes, considerou o clima da plenária tranquilo e avaliou seu desfecho de forma positiva e democrática. “A Conferência demonstra que há grande consenso entre os eixos. Os itens votados hoje foram pontuais e só vieram a acrescentar. Tudo isso expressou a pluralidade de ideias”, afirmou Eduardo, que faz parte da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Finalizada a votação, as vinte recomendações, levantadas nas mini-plenárias foram lidas e anexadas aos anais da Conferência, o que permite que sejam discutidas no futuro. Após esta mesa, iniciou-se a leitura das moções.

Redação: Analu Fernandes e Elizângela Isaque.

 

Leia o que aconteceu na 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente no site Criança e Adolescente: Prioridade no Parlamento.

Ações do documento

Comentários (0)

Apoio Institucional
  • apoio20.png
  • apoio19.png
  • apoio18.png
  • apoio17.png
  • apoio15.png
  • apoio14.png
  • apoio13.png
  • apoio12.png
  • apoio11.png
  • apoio10.png
  • apoio9.png
  • apoio8.png
  • apoio7.png
  • apoio6.png
  • apoio5.png
  • apoio4.png
  • apoio3.png
  • apoio2.png
  • apoio1.png