Eixo: Agenda internacional

Agenda internacional

Como influenciar a agenda internacional de desenvolvimento para garantir a progressiva realização de direitos humanos, igualdade, justiça, sustentabilidade socioambiental e participação social nos processos decisórios? O Inesc trabalha pela justiça econômica, social, climática e ambiental. Atuamos, ao lado de organizações parceiras, em diversos espaços de governança global, defendendo o comprometimento dos Estados com quatro princípios: promover o desenvolvimento para todos; ser transparente, inclusivo e democrático; fixar regras e garantir que sejam respeitadas; e romper com o modelo predatório e insustentável de desenvolvimento vigente.

Atualmente, participamos e acompanhamos as conferências sociais, ambientais e climáticas das Nações Unidas, as reuniões do Comitê Diretivo da Parceria para o Governo Aberto-OGP (em inglês “Open Government Partnership”) e da Global Initiative for Fiscal Transparency – GIFT, assim como monitoramos as reuniões das Instituições Financeiras Multilaterais (IFIs), do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Fazemos parte de uma iniciativa internacional de organizações junto à OEA e à Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, que promovem a elaboração de um relatório sobre política fiscal e direitos humanos e denunciam os impactos das medidas de austeridade na vida das pessoas.

Também integramos diversas iniciativas de organização internacional da sociedade civil, como a Red de Justicia Fiscal de América Latina y Caribe e a Global Alliance for Tax Justice, além do Forus, para o qual a integrante do colegiado de gestão do Inesc, Iara Pietricovisky, foi eleita presidente para a gestão 2018-2020.

Cadastre-se e
fique por dentro
das novidades!