Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Seções
Você está aqui: Página Inicial Biblioteca Textos Inesc lança o Jogo da Cidadania
Você está aqui: Página Inicial Biblioteca Textos Inesc lança o Jogo da Cidadania

Inesc lança o Jogo da Cidadania

Publicado em 10/06/2008 17:03

O Inesc está lançando em sua página de Protagonismo Juvenil, que pode ser acessada por meio do banner localizado à direita da tela, o Jogo da Cidadania. Trata-se de um game virtual que busca familiarizar crianças e jovens com as noções de orçamento e de distribuição de recursos públicos por meio do enfrentamento de problemas de uma cidade. O jogo foi desenvolvido em uma parceria do Inesc com a Kinder Not Hilfe - KNH. Nesse game, o/a jogador/a terá a oportunidade de entrar em contato com os problemas causados por violações de direitos em uma cidade virtual e resolvê-los. A solução dos problemas se dará por meio da mobilização da sociedade (protesto, abaixo-assinados, ações culturais, ida ao Ministério Público etc.). Contudo, em muitos momentos, a falta de recursos no orçamento da cidade fará com que o jogador/a tenha que influenciar a aplicação dos recursos públicos na cidade em um espaço chamado Conselho do Orçamento. Depois de resolvidos todos os problemas de diversas ordens - na educação, saúde, violência, transporte, cultura - haverá uma surpresa ao final do jogo.

Decodificar e traduzir o orçamento público para o o maior número de pessoas é um dos desafios permanentes enfrentados pelo Inesc. Em capacitações realizadas com organizações da sociedade civil, com articulações e coletivos sociais, grupos de adolescentes e jovens buscamos aprimorar o entendimento de como se estrutura o orçamento público e como ele pode ser utilizado para que a sociedade  civil realize o controle social sobre políticas e gastos públicos.

A partir de um trabalho que o Inesc iniciou em 2007 com escolas públicas de primeiro e segundo graus do Distrito Federal, fomos desafiados a pensar um produto que tivesse  crianças e jovens como foco para que fossem aplicados de forma virtual a prática de distribuição de recursos públicos para a solução de demandas e problemas sociais.

Para jogar, clique aqui: Jogo da Cidadania

 

Ações do documento

Comentários (0)

Apoio Institucional
  • apoio20.png
  • apoio19.png
  • apoio18.png
  • apoio17.png
  • apoio15.png
  • apoio14.png
  • apoio13.png
  • apoio12.png
  • apoio11.png
  • apoio10.png
  • apoio9.png
  • apoio8.png
  • apoio7.png
  • apoio6.png
  • apoio5.png
  • apoio4.png
  • apoio3.png
  • apoio2.png
  • apoio1.png